Notícia
José António Nogueira de Brito substitui Isabel Barros na presidência da APED
A competitividade do setor, a captação, formação e requalificação das suas pessoas, a sustentabilidade e a ação climática e a transição digital são as prioridades para o próximo mandato.
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) elegeu José António Nogueira de Brito, em representação do Pingo Doce, para presidente da direção.
José António Nogueira de Brito, que trabalha há 30 anos no sector da distribuição e é, desde 2020, Chief Commercial Officer do Grupo Jerónimo Martins, sucede a Isabel Barros, que presidiu nos últimos quatro anos há organização, em representação da Sonae.
O mandato, válido para o período entre 2023 e 2027, terá como prioridades a competitividade do setor, a captação, formação e requalificação das suas pessoas, a sustentabilidade e a ação climática e a transição digital, indica a APED, em comunicado enviado às redações.
"É com sentido de responsabilidade que assumo a presidência da APED durante os próximos quatro anos. São muitos os desafios que se colocam ao setor da Distribuição e Retalho, que tornam imprescindível que a APED seja uma voz ouvida e respeitada, um parceiro nas soluções e um agente de mudança positiva na sociedade portuguesa. Com os meus colegas de Direção, estou certo que seremos capazes de consolidar o percurso que a associação tem vindo a trilhar, sem perder de vista as oportunidades futuras nas quais o setor deverá estar na linha da frente", afirmou o novo presidente, citado na mesma nota.
A direção da APED conta ainda com dois vice-presidentes: Ana Alves, em representação da Modelo Continente, e Solange Farinha, em representação da Auchan. Sérgio Ramos (Lidl), Joana Neto (Dia), Cláudia Domingues (IKEA), Francisco Fonseca (ITMP), Nuno Luz (FNAC) e José Catarino Tavares (El Corte Inglés) são os vogais.
A APED representa mais de 144 mil colaboradores, divididos entre 104 mil no retalho alimentar e 40 mil no retalho especializado, distribuídos por mais de 4.500 lojas.
O setor da distribuição e retalho representa mais de 12,4% do PIB nacional. Ao longo dos últimos quatro anos as empresas associadas da APED criaram seis mil novos postos de trabalho e investiram mais de 150 milhões de euros na formação e requalificação dos seus colaboradores, segundo dados facultados pela organização.
José António Nogueira de Brito, que trabalha há 30 anos no sector da distribuição e é, desde 2020, Chief Commercial Officer do Grupo Jerónimo Martins, sucede a Isabel Barros, que presidiu nos últimos quatro anos há organização, em representação da Sonae.
"É com sentido de responsabilidade que assumo a presidência da APED durante os próximos quatro anos. São muitos os desafios que se colocam ao setor da Distribuição e Retalho, que tornam imprescindível que a APED seja uma voz ouvida e respeitada, um parceiro nas soluções e um agente de mudança positiva na sociedade portuguesa. Com os meus colegas de Direção, estou certo que seremos capazes de consolidar o percurso que a associação tem vindo a trilhar, sem perder de vista as oportunidades futuras nas quais o setor deverá estar na linha da frente", afirmou o novo presidente, citado na mesma nota.
A direção da APED conta ainda com dois vice-presidentes: Ana Alves, em representação da Modelo Continente, e Solange Farinha, em representação da Auchan. Sérgio Ramos (Lidl), Joana Neto (Dia), Cláudia Domingues (IKEA), Francisco Fonseca (ITMP), Nuno Luz (FNAC) e José Catarino Tavares (El Corte Inglés) são os vogais.
A APED representa mais de 144 mil colaboradores, divididos entre 104 mil no retalho alimentar e 40 mil no retalho especializado, distribuídos por mais de 4.500 lojas.
O setor da distribuição e retalho representa mais de 12,4% do PIB nacional. Ao longo dos últimos quatro anos as empresas associadas da APED criaram seis mil novos postos de trabalho e investiram mais de 150 milhões de euros na formação e requalificação dos seus colaboradores, segundo dados facultados pela organização.