Notícia
Jerónimo Martins muda chefia da Biedronka e do Pingo Doce
Saída de Pedro Pereira da Silva motiva mudança nas cadeias de retalho alimentar da Jerónimo Martins. Isabel Pinto assume liderança do Pingo Doce.
O grupo Jerónimo Martins vai proceder a mudanças na direcção das suas cadeias de retalho – a Biedronka, responsável por dois terços das vendas do grupo, e do Pingo Doce, rede que a companhia criou em 1980 e que partilha presentemente com os holandeses da Ahold.
De acordo com comunicação oficial do grupo, enviada às redacções esta manhã, o responsável pela Jerónimo Martins na Polónia, Pedro Pereira da Silva, "deixa o grupo onde ingressou há 25 anos como ‘management trainee’ para se dedicar a novos projectos profissionais". O gestor, recorda a mesma nota, esteve 25 anos na Polónia" e teve, segundo a mesma fonte de informação, "uma história de importante contribuição para a conquista da liderança do mercado" naquele país.
A administração do grupo liderado por Pedro Soares dos Santos (na foto) decidiu assim que, "no âmbito do processo de revisão da oferta e da melhoria da experiência-cliente da maior cadeia de retalho do grupo Jerónimo Martins", a partir do primeiro dia de 2016, Biedronka e Pingo Doce mudam de chefia.
Luís Araújo vai para a Biedronka
Em substituição de Pedro Pereira da Silva, Luís Araújo, actualmente director-geral do Pingo Doce, "assume a função", a partir de 1 de Janeiro de 2016, de "director-geral da Biedronka, na Polónia".
O grupo, na nota de imprensa conhecida esta sexta-feira, afirma que este gestor está "há 20 anos ao serviço" do grupo Jerónimo Martins, os três últimos dos quais na liderança da rede de retalho alimentar que a JM detém em parceria com a Ahold (51%-49%, respectivamente).
"Luís Araújo terá como prioridade a concretização do enfoque pretendido da Biedronla no consumidor e o esforço da sua liderança nas áreas urbanas da Polónia", acrescenta o comunicado desta sexta-feira.
É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e tem um MBA pela Universidade Católica Portuguesa, tendo passado, no grupo, em várias áreas: "das operações ao marketing, passando pela liderança da direcção de sistemas de informação do grupo".
Isabel Pinto sobe a líder do Pingo Doce
A partir da mesma data, ou seja daqui a três semana, Isabel Pinto substitui Luís Araújo na liderança do Pingo Doce – será a primeira mulher a exercer tal cargo de gestão nas participadas no universo da JM, que detém ainda a cadeia de comércio grossista Recheio e uma parceria industrial com a Unilever em Portugal.
Isabel Ferreira Pinto é, "desde o início de 2014, a responsável da [norte-americana] Daymon Worlwide em Portugal, trabalhando o desenvolvimento das marcas, próprias do Pingo Doce e do Recheio".
De acordo a JM, a gestora "ingressou no grupo Jerónimo Martins em Janeiro de 1999 como ‘management trainee’", mantendo-se desde então no grupo até que em 2014. Isabel Pinto é licenciada em Gestão de empresas pela Universidade Católica Portuguesa.