Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Iberdrola com menos valia na EDP

A Iberdrola tem uma menos-valia latente de 200 a 204 milhões de euros resultante da participação de 5% na EDP adquirida no âmbito da segunda fase de privatização. O Ibersecurities recomenda a criação de uma provisão que será compensada pelo aumento dos lu

09 de Setembro de 2003 às 10:43
  • ...
A Iberdrola tem uma menos-valia latente de 200 a 204 milhões de euros resultante da participação de 5% na EDP adquirida no âmbito da segunda fase de privatização. O Ibersecurities recomenda a criação de uma provisão que será compensada pelo aumento dos lucros.

Segundo um estudo com a data de hoje do Ibersecurities, os 5% detidos pela Iberdrola no capital da Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] representam hoje, uma menos-valia potencial de 204 milhões de euros. Numa nota publicada ontem, o Espírito Santo Research (ESR) calculava esta perda potencial em 200 milhões de euros.

A corretora espanhola avança ainda que a Iberdrola «não está legalmente obrigada a criar uma provisão para esta participação», contabilizada no balanço da empresa através do método de equivalência patrimonial.

No entanto, e tal como fez em relação ao investimento na Repsol, o Ibersecurities aconselha que os 5% sejam provisionados «o mais depressa possível, de forma a poder cobrir a perda latente com a subida esperada nos lucros». A casa estima um crescimento dos lucros líquidos da Iberdrola de 13% em 2003.

O reconhecimento das perdas ainda este ano, igualando o preço de aquisição ao actual valor de mercado da EDP (1,96 euros), «permitiria à Iberdrola começar a registar ganhos de capital em caso de subida da cotação da EDP».

Na semana passada, a eléctrica liderada por João Talone disse que pretendia, até ao final desde ano, proceder à venda dos 3% que detém na Iberdrola, uma venda que renderia à EDP uma mais-valia.

A edição de hoje do «Jornal de Negócios» avança que a Iberdrola quer ter um tratamento igual ao da EDP no processo de troca da participação na Galp Energia por activos de gás. A eléctrica espanhola anunciou recentemente a intenção de proceder à troca dos 4% que detém na Galp por activos de gás e electricidade.

O Ibersecurities calcula que a participação de 4% na Galp estará avaliada em 113 milhões de euros e como tal, «não esperamos que a Iberdrola venha a conseguir uma troca de activos relevante com esta participação».

Os analistas do ESR diziam ontem que os 5% que a Iberdrola detém na EDP (avaliados em 294 milhões de euros, a preços de mercado) poderiam ser igualmente usados neste processo de troca de activos.

As acções da EDP seguiam em queda de 1,02% para 1,94 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio