Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Iberdrola reclama tratamento igual à ENI

A Iberdrola quer trocar a posição de 4% na Galp Energia por uma participação nos activos de gás natural ou de electricidade da EDP, reclamando um tratamento igualitário à ENI na reestruturação do sector, disse ao Negocios.pt fonte oficial da eléctrica esp

08 de Setembro de 2003 às 16:57
  • ...

«É verdade que queremos trocar a nossa posição na Galp Energia por activos no gás natural ou electricidade, porque a área petrolífera não é estratégica para nós e não faz sentido ficarmos com uma posição numa petrolífera após a reorganização do sector», explicou ao Negocios.pt fonte oficial da Iberdrola.

O Governo português é favorável, no âmbito da reorganização do sector energético em Portugal, ao destaque dos activos de gás natural da Galp Energia para a Electricidade de Portugal [EDP], que já detém activos neste sector no mercado espanhol. Segundo o mesmo plano, a Galp deverá centrar a sua actividade na área dos petróleos.

 

Resposta no próximo mês

 

O pedido da Iberdrola foi enviado ao Governo português, às administrações da Galp Energia e da EDP, cuja resposta deverá ser dada, no próximo mês, acrescentou a mesma fonte.

O responsável da Iberdrola [IBE SM] afirma desconhecer qual a percentagem que estes 4% na Galp Energia lhe conferem na Gás de Portugal (GDP), um dos activos que será maioritariamente da EDP, ou noutros activos de electricidade.

«O que estamos é a reclamar um tratamento igual ao que o Governo português prevê conceder à italiana ENI», sublinhou a mesma fonte.

A ENI detém 33,34% do capital da Galp Energia através de um acordo de parceria estratégica que o Executivo português defende não estar a ser cumprido pela accionista italiana e deverá trocar parte da posição por uma participação em activos do gás, sendo estes considerados como os que terão maior potencial de crescimento nos próximos anos.

A Iberdrola, pelo contrário, não detém qualquer acordo de parceria estratégica com a Galp Energia. A eléctrica espanhola é detentora de 5% do capital da EDP que, por sua vez, anunciou, na semana passada, a intenção de alienar a sua posição na Iberdrola que ascende a 3%, até ao final do ano.

A assembleia geral da Galp Energia para definir o modelo da transferência dos activos de gás natural para a EDP, está agendada para 15 de Outubro.

As acções da Iberdrola fecharam a subir 0,13% para os 15,35 euros, enquanto a EDP encerrou inalterada nos 1,96 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio