Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia
Ao minuto20.01.2025

Trump publica prioridades políticas

Donald Trump toma esta segunda-feira posse como Presidente dos EUA, regressando à Casa Branca após um interregno de quatro anos em que a presidência pertenceu a Joe Biden. Acompanhe aqui a cerimónia.

  • ...
20.01.2025

Trump publica prioridades políticas

Seguindo as linhas do discurso de tomada de posse, as prioridades do mandato também já foram publicadas por Trump, agrupadas em quatro grandes eixos: segurança, rendimentos e energia, reforma da administração pública e reposição dos "valores americanos".

A imigração centra as atenções no capítulo da segurança, com a deportação dos imigrantes ilegais, a construção do muro, o destacamento para a fronteira do Exército para auxiliar as autoridades locais, a necessidade de os migrantes terem de aguardar no México pela resposta aos pedidos de asilo e a suspensão dos pedidos de reagrupamento de refugiados, entre outras medidas. Trump também pede a pena de morte para quem cometa "crimes contra a humanidade", "mate agentes da autoridade" e para imigrantes ilegais que "mutilem ou assassinem americanos".

No capítulo dos rendimentos e energia, quer "reverter as políticas de extremismo climático de Biden", incluindo "todas as regulações que pesam sobre a produção e uso de energia", retirar os EUA do Acordo de Paris, cancelar os massivos parques eólicos e implementar a política comercial "América Primeiro".

As prioridades políticas também pretendem "drenar o pântano", ao "reformar e melhorar a burocracia governamental", e "congelar as contratações de burocratas" para terminar com os "inúteis e excessivamente pagos ativistas DEI [diversidade, igualdade e inclusão] embrenhados na força de trabalho federal".

No capítulo dos "valores", o "presidente norte-americano vai estabelecer homem e mulher como realidade biológica e proteger as mulheres da ideologia de género radical", além de que os "marcos americanos serão nomeados para honrar apropriadamente" a história dos EUA.              

20.01.2025

Donald Trump assina primeiras ordens e site da Casa Branca é substituído

Donald Trump, recém-empossado Presidente dos EUA, já começou a assinar as primeiras ordens executivas da sua administração.

A Casa Branca também já substituiu o site oficial, com a imagem de Trump e a frase "A América está de volta" em grande destaque.             

20.01.2025

Trump termina discurso garantindo que os EUA vão voltar a ser "respeitados e admirados"

"A América será respeitada e admirada novamente. Seremos prósperos, orgulhosos, fortes e venceremos como nunca antes. Não seremos intimidados nem falharemos", reiterou Donald Trump, no encerramento do discurso de tomada de posse como 47.º Presidente dos Estados Unidos.

"Somos a América. O futuro é nosso e a nossa era de ouro começou agora", sublinhou.

20.01.2025

Trump vai acabar com prioridade a veículos elétricos

No âmbito das medidas económicas, o agora Presidente dos EUA também prometeu acabar com o "mandato dos veículos elétricos", que dava prioridade e uma série de incentivos à compra de veículos elétricos, com o objetivo de reduzir gradualmente a produção de veículos com motores a combustão interna.

Assinalando que quer "proteger a indústria automóvel" dos EUA, Trump declarou que "a partir de agora os americanos vão poder comprar os carros que quiserem".         

20.01.2025

Trump afirma-se como "pacifista" e promete recuperar Canal do Panamá

Trump disse querer ser um pacificador e recordou o acordo de cessar-fogo que permitiu o regresso dos reféns israelitas, prometendo "evitar guerras no futuro".

Outras duas promessas de Trump também foram abordadas no discurso: Trump pretende redesignar o golfo do México como "Golfo da América" e procurar retomar o controlo do canal do Panamá.

Afirmou que os navios norte-americanos estão a pagar "tarifas muito elevadas" e que na realidade é a China que está a controlar o canal, cuja cedência foi uma "ideia tonta".

"Não demos o canal à China, demo-lo ao Panamá e vamos recuperá-lo."

20.01.2025

Trump vai declarar estado de emergência energética nacional

Tal como prometido, Trump disse que vai assinar uma série de ordens executivas, nas áreas da imigração, energia e tarifas. O recém-empossado presidente disse que vai declarar estado de emergência energética, prometendo exportar crude e gás para todo o mundo, repetindo o lema "drill baby drill" para apostar na exploração de petróleo.

Sobre as tarifas, Trump reiterou que vai criar o External Revenue Service para cobrar tarifas e taxas, sobre os parceiros comerciais. "Em vez de cobrar imposto aos nossos cidadãos, vamos cobrar aos outros países", referiu. E reafirmou a criação do Departamento de Eficiência Governamental, liderado por Elon Musk.       

Sobre a imigração, Trump disse que vai declarar também o estado de emergência na fronteira sul e declarar os cartéis como organizações terroristas. Vai também destacar o exército para a fronteira como México e iniciar o processo de deportação de imigrantes ilegais, focando-se nos que cometeram crimes.      

20.01.2025

"Fui salvo por Deus para fazer a América grande novamente", diz Trump

Donald Trump recordou a tentativa de assassinato de que foi alvo durante a campanha que o levou à vitória e acusou a oposição de querer parar a sua causa. "Tentaram tirar-me a minha liberdade e a minha vida", disse, antes de defender que foi salvo por um motivo: "Fui salvo por Deus para fazer a América grande novamente".

"Cada dia sob a nossa Administração de patriotas norte-americanos, vamos trabalhar para resolver cada crise com dignidade, poder e força. Vamos trazer de volta, com propósito e rapidez, a esperança, segurança e paz para os cidadãos de cada ração, religião, cor e credo", garantiu.

Acrescentou ainda que o 21 de dezembro é "dia da libertação". "A minha esperança é que a mais recente eleição presidencial possa ser lembrada como a maior e mais consequente eleição da história do nosso país", afirmou, defendendo que os norte-americanos estão "unidos" em torno da sua agenda.

20.01.2025

"A era de ouro da América começa agora". Trump abre discurso com promessas de "repor soberania" norte-americana

Depois do juramento sobre a Bíblia, segue-se o discurso de tomada de posse. "A era de ouro da América começa agora", garantiu Donald Trump, na abertura do discurso. "Deste dia em diante, o nosso país vai prosperar e vai ser respeitado em todo o mundo".

O 47.º Presidente dos Estados Unidos afirmou que as grandes prioridades do seu mandato são "criar uma nação que seja orgulhosa, próspera e livre". Disse ainda que regressa à Casa Branca "com confiança e otimismo" e que pretende repor a soberania norte-americana. 

"Vamos ser a inveja de toda a gente e não vamos permitir mais que se aproveitem de nós", frisou.

20.01.2025

Trump presta juramento sobre a mesma Bíblia usada por Abraham Lincoln

Tal como manda a tradição, Donald Trump prestou juramento, na tomada de posse como 47.º Presidente dos Estados Unidos perante o juiz do Supremo Tribunal de Justiça, John Roberts. Para tal, escolheu duas Bíblias: uma pessoal e outra que é a mesma que Abraham Lincoln usou em 1861.

"Eu, Donald John Trump, juro solenemente que apoiarei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos contra todos os inimigos, estrangeiros e nacionais; que terei verdadeira fé e lealdade à mesma; que assumo esta obrigação livremente, sem qualquer reserva mental ou propósito de evasão; e que cumprirei bem e fielmente os deveres do cargo no qual estou prestes a assumir: juro por Deus", referiu.

O republicano repete assim o que tinha feito em 2017 quando tomou posse como 45.º Presidente dos Estados Unidos.

Porém, ao contrário do que aconteceu há oito anos, o juramento foi realizado no interior do Capitólio, devido ao frio extremo que abala o país.

Antes de Trump, também o novo vice-presidente, James David Vance, prestou juramento, usando uma Bíblia de família que pretencia à bisavó.

20.01.2025

Biden despede-se da Casa Branca: "Foi a honra das nossas vidas servir-vos"

A poucos minutos da tomada de posse de Donald Trump, o ainda presidente Joe Biden já se despediu da Casa Branca, com uma mensagem nas redes sociais:

Na publicação, pode ver-se a última foto oficial tirada na porta norte da Casa Branca ao lado da mulher, Jill Biden. O casal fez-se ainda acompanhar pela vice-presidente Kamala Harris e o seu marido, Douglas Emhoff. 

Minutos antes, Joe Biden tinha já publicado, também nas redes sociais, uma selfie ao lado da mulher, com a mensagem: "Mais uma selfie. Amamos-te América".

20.01.2025

As imagens da tomada de posse

20.01.2025

Miranda Sarmento acredita que a Europa "está preparada" para a nova era Trump

O ministro das Finanças acredita que a União Europeia está "preparada" a nova era da administração de Donald Trump e que ainda é preciso avaliar o âmbito e alcance das tarifas aduaneiras prometidas para saber do impacto na economia dos 27 e em Portugal.

"Creio que a Europa está preparada para trabalhar com esta administração, em circunstâncias que poderão ser diferentes daquelas que foram com a administração anterior, ou com algumas administrações anteriores, mas preparada", afirmou Joaquim Miranda Sarmento em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP 3 à margem da reunião do Eurogrupo que decorre esta segunda-feira em Bruxelas.

Leia mais aqui.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio