Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Norueguesa CTS cria 1.000 empregos em Portugal e faz mega TikTok com empresa de Barcelos

Uma dos líderes no mercado europeu de “data centers” já emprega mais de 500 pessoas nas várias operações que detém no nosso país, prevendo duplicar o efetivo “no futuro próximo”, e acaba de construir um complexo destinado ao TikTok que teve a participação da portuguesa Mecwide.

21 de Janeiro de 2025 às 11:00
  • ...

No último ano, o grupo norueguês CTS estabeleceu uma base em Lisboa, onde mais de 50 profissionais trabalham em projetos de engenharia; lançou a Velox Electro, em Leiria, onde emprega mais de 200 pessoas dedicadas à construção de "data centers"; formou em Barcelos uma "joint venture" com a portuguesa Mecwide, que emprega mais de 200 trabalhadores também neste setor; e no Porto adquiriu uma participação maioritária na BIMMS, especialista em soluções digitais para a construção e que conta com mais de 100 engenheiros.

 

"Além disso, a parceria entre o CTS Group e a portuguesa Mecwide destaca-se pela forte presença em Sines, onde já desenvolvem projetos para vários clientes e apresentam capacidade de resposta para os novos projetos previstos para a região", acrescenta a CTS, em comunicado.

 

Apresentando-se como "um dos líderes" no mercado europeu de "data centers" e, através da sua principal subsidiária, a CTS Nordics, a "maior empresa" de desenho e construção de "data centers" nos países nórdicos, o grupo sediado na Noruega promete continuar a investir no nosso país, através de parcerias com empresas portuguesas nas áreas de arquitetura, engenharia, eletricidade, construção mecânica e software, "trabalhando em conjunto em projetos nos países nórdico e também em Portugal".

 

"O grupo atingiu um volume de negócios de cerca de 900 milhões de euros em 2024, beneficiando em parte do sucesso das suas operações em Portugal, onde já emprega mais de 500 colaboradores", e "prevê criar 500 postos de trabalho em Portugal no futuro próximo com a expansão das suas atividades, respondendo à procura internacional bem como às necessidades do mercado doméstico".

 

Barcelense Mecwide na construção do maior "data center" na Noruega para o TikTok

 

"Estamos comprometidos em investir e crescer em Portugal, um mercado que se tornou vital para nossas operações. As parcerias que estabelecemos estão a criar empregos e a contribuir significativamente para a economia portuguesa, fomentando as exportações nacionais e a internacionalização das empresas", enfatiza Filip Schelfhout, CEO do CTS Group.

 

"Estamos também empenhados em colocar as nossas competências e conhecimentos ao serviço de Portugal, nomeadamente na área dos ‘data centers’, onde somos uma referência a nível mundial", acrescenta Filip Schelfhout.

 

Entretanto, a CTS Nordics concluiu recentemente o desenho e construção de um complexo de "data centers" para a Green Mountain, destinado exclusivamente ao TikTok.

 

Este complexo de "data centers", que teve a portuguesa Mecwide com um dos parceiros estratégicos, está localizado em Hamar, na Noruega, e é o maior do país.

 

Com uma área de construção de 18 mil metros quadrados, repartida por três edifícios de com instalação de 30MW em cada edifício, "a instalação é ainda o maior ‘data center’ da Europa a funcionar com energias renováveis", sublinha o grupo CTS.

 

A Mecwide é uma empresa de serviços de engenharia na indústria metalomecânica especializada nos setores de "oil & gas", minas e cimentos, sistemas modulares, indústria e energia e "data centers", o seu mais recente negócio.

 

Liderada por Carlos Palhares, seu acionista único, a Mecwide detém oito unidades industriais e emprega mais de 1.700 pessoas, tendo fechado o exercício de 2023 com uma faturação superior a 100 milhões de euros.  

Ver comentários
Saber mais cts mecwide data centers carlos palhares velox electro bimms
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio