Notícia
Terceira geração dos Costa Leite chega a CEO de empresa que fatura 45 milhões
Neto de Álvaro e filho de Arlindo, líder de uma das famílias mais ricas de Portugal, Tomás Costa Leite chega a CEO da Globaldis aos 29 anos.
Com uma formação universitária maioritariamente realizada no Reino Unido, onde concluiu o seu MBA na prestigiada London Business School, Tomás Costa Leite foi o primeiro membro da terceira geração da família Costa Leite a ingressar na Vicaima, um dos maiores "players" europeus no design e produção de sofisticadas soluções de portas de interior, portas técnicas, aros, roupeiros, painéis e peças para mobiliário.
Tomás é filho de Arlindo Costa Leite, presidente da Vicaima e irmão de Humberto e Gabriela, os herdeiros de Álvaro Pinho Costa Leite, falecido em 2009, fundador de grupo sediado em Vale de Cambra e que também detém, entre outros ativos, a Almina, empresa detentora das Minas de Aljustrel, que partilha com os empresários Carlos e Jorge Martins (fundadores da Martifer).
Após gerir a área de desenvolvimento corporativo da Vicaima durante os últimos anos, Tomás Costa Leite assume agora o cargo de CEO da Globaldis, distribuidora exclusiva dos produtos Vicaima para o mercado nacional, contando com espaços logísticos e "showrooms" próprios em Paredes, Vale de Cambra, Lisboa e Albufeira.
A Globaldis tem 96 trabalhadores e fechou o exercício de 2024 com um volume de negócios de 45 milhões de euros, ambicionando "crescer a dois dígitos no ano de 2025", avança, em comunicado.
"Em todos os projetos que abracei, e em particular no seio do grupo Vicaima, os processos de melhoria contínua, mudança cultural e eficiência foram sempre estruturais na minha atuação e nas estratégias que delineei. É isso mesmo que procurarei imprimir na Globaldis, consciente do enorme potencial humano, material e relacional de que dispomos", promete Tomás Costa Leite, que tem 29 anos.
O novo CEO da Globaldis considera que "este processo simboliza a determinação em intensificar as sinergias entre as diversas empresas do grupo Vicaima, beneficiando de um ‘know how’ de mais de meio século e um portefólio diferenciado de solução reconhecidas pelo mercado", realça.
Para "continuar a crescer de forma estruturada e sustentada a nível nacional e internacional, reafirmando e posicionando a Globaldis nas duas áreas de negócio em que atua, distribuição e ‘contracting’", a empresa precisa de "estar munida dos melhores produtos e parceiros, somando à experiente e especializada equipa atual, novos talentos que permitam impulsionar a transformação que projetamos".
Dona da 33.ª maior fortuna de Portugal
No âmbito deste processo, a empresa passa a contar com João Correia Alves, "igualmente com experiência em posições de liderança no Grupo Vicaima, como COO, e está a recrutar para diversas áreas da organização", sinaliza Tomás Costa Leite.
"Temos perfeitamente definido o posicionamento que pretendemos para cada uma das áreas. Na distribuição, queremos ser reconhecidos como um verdadeiro parceiro, não circunscrevendo a atividade à entrega dos produtos, mas alargando-a a uma sinergia que se traduz na procura e desenvolvimento de soluções alternativas que respondam eficazmente às expetativas daqueles que em nós confiam", explica o CEO.
Já na área de "contracting", objetiva "um efetivo reconhecimento do mercado da qualidade e diversidade" dos produtos que dispõe, desde portas, pavimentos, madeiras, painéis e roupeiros, entre outras soluções.
"Soluções estas a que aliamos um serviço de montagem em todo o território nacional e a capacidade de acompanhamento e desenvolvimento, fruto do ‘know how’ técnico nas múltiplas áreas de projeto", conclui o novo CEO da Globaldis.
A família Costa Leite, com uma fortuna avaliada em cerca de 433 milhões de euros, está em 33.º lugar no ranking de 2024 dos mais ricos da revista Forbes Portugal.
(Notícia atualizada às 11:31)