Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Terceira geração dos Costa Leite chega a CEO de empresa que fatura 45 milhões

Neto de Álvaro e filho de Arlindo, líder de uma das famílias mais ricas de Portugal, Tomás Costa Leite chega a CEO da Globaldis aos 29 anos.

21 de Janeiro de 2025 às 11:10
  • ...

Com uma formação universitária maioritariamente realizada no Reino Unido, onde concluiu o seu MBA na prestigiada London Business School, Tomás Costa Leite foi o primeiro membro da terceira geração da família Costa Leite a ingressar na Vicaima, um dos maiores "players" europeus no design e produção de sofisticadas soluções de portas de interior, portas técnicas, aros, roupeiros, painéis e peças para mobiliário.

 

Tomás é filho de Arlindo Costa Leite, presidente da Vicaima e irmão de Humberto e Gabriela, os herdeiros de Álvaro Pinho Costa Leite, falecido em 2009, fundador de grupo sediado em Vale de Cambra e que também detém, entre outros ativos, a Almina, empresa detentora das Minas de Aljustrel, que partilha com os empresários Carlos e Jorge Martins (fundadores da Martifer).

 

Após gerir a área de desenvolvimento corporativo da Vicaima durante os últimos anos, Tomás Costa Leite assume agora o cargo de CEO da Globaldis, distribuidora exclusiva dos produtos Vicaima para o mercado nacional, contando com espaços logísticos e "showrooms" próprios em Paredes, Vale de Cambra, Lisboa e Albufeira.

 

A Globaldis tem 96 trabalhadores e fechou o exercício de 2024 com um volume de negócios de 45 milhões de euros, ambicionando "crescer a dois dígitos no ano de 2025", avança, em comunicado.

"Em todos os projetos que abracei, e em particular no seio do grupo Vicaima, os processos de melhoria contínua, mudança cultural e eficiência foram sempre estruturais na minha atuação e nas estratégias que delineei. É isso mesmo que procurarei imprimir na Globaldis, consciente do enorme potencial humano, material e relacional de que dispomos", promete Tomás Costa Leite, que tem 29 anos.

 

O novo CEO da Globaldis considera que "este processo simboliza a determinação em intensificar as sinergias entre as diversas empresas do grupo Vicaima, beneficiando de um ‘know how’ de mais de meio século e um portefólio diferenciado de solução reconhecidas pelo mercado", realça.

 

Para "continuar a crescer de forma estruturada e sustentada a nível nacional e internacional, reafirmando e posicionando a Globaldis nas duas áreas de negócio em que atua, distribuição e ‘contracting’", a empresa precisa de "estar munida dos melhores produtos e parceiros, somando à experiente e especializada equipa atual, novos talentos que permitam impulsionar a transformação que projetamos".

 

No âmbito deste processo, a empresa passa a contar com João Correia Alves, "igualmente com experiência em posições de liderança no Grupo Vicaima, como COO, e está a recrutar para diversas áreas da organização", sinaliza Tomás Costa Leite.

 

"Temos perfeitamente definido o posicionamento que pretendemos para cada uma das áreas. Na distribuição, queremos ser reconhecidos como um verdadeiro parceiro, não circunscrevendo a atividade à entrega dos produtos, mas alargando-a a uma sinergia que se traduz na procura e desenvolvimento de soluções alternativas que respondam eficazmente às expetativas daqueles que em nós confiam", explica o CEO.

 

Já na área de "contracting", objetiva "um efetivo reconhecimento do mercado da qualidade e diversidade" dos produtos que dispõe, desde portas, pavimentos, madeiras, painéis e roupeiros, entre outras soluções.

 

"Soluções estas a que aliamos um serviço de montagem em todo o território nacional e a capacidade de acompanhamento e desenvolvimento, fruto do ‘know how’ técnico nas múltiplas áreas de projeto", conclui o novo CEO da Globaldis.

(Notícia atualizada às 11:31)

Ver comentários
Saber mais tomás costa leite arlindo vicaima almina globaldis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio