Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grupo Vista concluiu compra do banco francês Société Générale em Moçambique

O grupo bancário francês Société Générale anunciou em dezembro passado intenção de vender as subsidiárias de Moçambique e Burkina Faso ao Vista Group.

DR
09 de Agosto de 2024 às 12:40
  • ...
O grupo Vista concluiu a compra da operação moçambicana do francês Société Générale, que vai passar a designar-se Vista Bank Moçambique, anunciou o grupo financeiro, em comunicado, assumindo a estratégia de expansão em África.

"A Vista Group Holding tem o prazer de anunciar a finalização da aquisição de 100% do banco Société Générale Moçambique, ampliando assim a sua presença em África", refere uma informação daquele grupo, com data de 08 de agosto, mas que não adianta valores envolvidos no negócio.

Recordando que o banco conta atualmente com oito agências no país, a mesma informação explica que este "passará a designar-se Vista Bank Moçambique".

"A nossa aquisição do banco Société Générale Moçambique representa um marco importante na jornada do Vista Bank Group rumo ao seu objetivo de se tornar um grupo de serviços financeiros pan-africano de classe mundial, com operações em 25 países até 2026", explica Simon Tiemtore, presidente daquele grupo, citado na mesma informação.

Acrescenta que esta aquisição permite ao grupo "aumentar o seu apoio e impacto no crescimento económico e na inclusão financeira em África", passando a operar cinco países: Burkina Faso, Gâmbia, Guiné-Conacri, Moçambique e Serra Leoa.

A Vista Group Holding é detida pelo Lilium Group LLC e refere disponibilizar "produtos, soluções e serviços bancários inovadores acessíveis a todos", incluindo clientes individuais, pequenas e médias empresas, instituições e governos, "contribuindo para promover a inclusão financeira, crescimento económico e prosperidade nos países em que opera".

O Société Générale Moçambique apresentou lucros de 129,4 milhões de meticais (1,8 milhões de euros) nos primeiros seis meses de 2024, de acordo com as demonstrações financeiras do banco, consultadas hoje pela Lusa, desempenho que contrasta com os prejuízos de 41 milhões de meticais (587 mil euros) no primeiro semestre de 2023.

O grupo bancário francês Société Générale anunciou em dezembro passado intenção de vender as subsidiárias de Moçambique e Burkina Faso ao Vista Group.

"De acordo com os compromissos assumidos, o grupo Vista assumirá todas as atividades operadas por estas subsidiárias, bem como todas as carteiras de clientes da Société Générale e todos os funcionários destas entidades", lê-se num comunicado do grupo bancário francês, de dezembro.

O banco em Moçambique foi criado em 1999, sendo até à concretização deste negócio detido pelo Société Générale Paris em 65%, enquanto o Mauritius Commercial Bank detém uma quota de 35%.

No final de junho, o Société Générale Moçambique contava com um ativo total de 14.174 milhões de meticais (203,1 milhões de euros) e um passivo na mesma data que ascendia a 11.338 milhões de meticais (162,5 milhões de euros).
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio