Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gigante árabe quer ter 5% do capital da EDP

O corpo accionista da EDP - Energias de Portugal está, cada vez mais, multicultural. Já com os argelinos da Sonatrach e espanhóis da Iberdrola e da CajAstur no capital, além dos investidores nacionais e fundos internacionais, a eléctrica portuguesa tem ag

10 de Abril de 2008 às 00:05
  • ...

O corpo accionista da EDP - Energias de Portugal está, cada vez mais, multicultural. Já com os argelinos da Sonatrach e espanhóis da Iberdrola e da CajAstur no capital, além dos investidores nacionais e fundos internacionais, a eléctrica portuguesa tem agora os árabes da IPIC como novos accionistas e parceiros estratégicos para o gás e electricidade.

A IPIC - International Petroleum Investment Company, "braço armado" do governo de Abu Dhabi para os investimentos no sector da energia, comunicou ontem ao mercado que comprou 73.130.755 acções da EDP, representativas de 2% do capital social e respectivos direitos de voto. Esta participação, à cotação de ontem (4,10 euros por acção), vale perto de 300 milhões de euros.

Os árabes estão, no entanto, disponíveis para reforçar esta posição. O Jornal de Negócios apurou que a IPIC poderá aumentar a sua posição na EDP até a um máximo 5%. "É uma empresa com excesso de liquidez e muita vontade de investir no sector energético europeu, sobretudo, Portugal, Espanha e Itália", explica fonte próxima do processo.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio