Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundo do Sporting rende quatro vezes mais que o do Porto

O Futebol Clube do Porto já alienou esta época três jogadores pertencentes ao fundo de investimento desportivo FP Football Players Fund - Porto, um produto criado em Janeiro deste ano.

13 de Julho de 2004 às 07:15
  • ...

O Futebol Clube do Porto já alienou esta época três jogadores pertencentes ao fundo de investimento desportivo FP Football Players Fund - Porto, um produto criado em Janeiro deste ano.

A venda, no último mês, dos direitos desportivos de Paulo Ferreira, Deco e Pedro Mendes resulta num ganho acumulado de cerca de 2,755 milhões de euros para os investidores.

Embora apreciável, este valor fica cerca de quatro vezes abaixo do obtido pelos detentores de unidades de participação do fundo do Sporting , o FP Football Players Fund -Sporting, criado em Dezem-bro de 2001. As diferenças entre os valores arrecadados pelos dois produtos deriva da percentagem dos passes detida por cada fundo.

Fundo encaixa 10 milhões com jovens do Sporting. O montante acumulado pelos investidores no produto de investimento de Alvalade oscilou entre 10,8 e 11,4 milhões de euros, com a venda dos passes de Hugo Viana (em Junho de 2002, ao Newcastle United, por 12,5 milhões de euros), de Ricardo Quaresma (em Julho de 2003, ao Futbol Club Barelona, por um montante que oscilou entre 6 e 8 milhões de euros) e de Cristiano Ronado (em Agosto de 2003, ao Manchester United, pela quantia de 15 milhões de euros).

O acordo para a transferência de Ricardo Quaresma foi o mais complexo dos três, uma vez que o valor a pagar pelo jogador dependia do seu rendimento desportivo ao serviço do barça.

O First Portuguese Group, entidade responsável pela criação destes produtos de investimento, recusou-se a revelar ao Jornal de Negócios o valor exacto desta transferência, pelo que não foi possível chegar ao montante total auferido pelos investidores no fundo do Sporting. Mas, mesmo que a venda de Quaresma não fosse tida em conta nos cálculos, o valor obtido pelos investidores teria superado em mais de três vezes o obtido esta época pelos investidores do fundo do Porto.

(leia mais na edição de hoje do Jornal de Negócios)

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio