Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundo de pensões do Canadá notifica compra de auto-estradas em Portugal

Com a compra da Auto-Estradas do Oeste, a Roadis fica com uma posição de 50% da Auto-estradas do Atlântico e 65% Auto-Estradas do Litoral Oeste (AELO).

Bruno Simão
12 de Janeiro de 2018 às 11:40
  • 5
  • ...

A Roadis notificou a Autoridade da Concorrência sobre a aquisição da Auto-Estradas do Oeste, empresa que tem participações de controlo em duas concessionárias de auto-estradas em Portugal: a Auto-estradas do Atlântico (AEA) e Auto-Estradas do Litoral Oeste (AELO).

 

O negócio já tinha sido anunciado em Dezembro, mas só agora chega à análise do regulador. A Roadis é controlada pelo Public Sector Pension Investment Board, um dos maiores fundos de pensões do Canadá e que tem investimento em diversas empresas e activos em todo o mundo.

 

Num comunicado emitido em Dezembro a Roadis afirma que esta aquisição marca a entrada da empresa em Portugal, um mercado com uma "rede de concessões madura e estabelecida" que a "gestão da Roadis bem conhece, devido a experiências antigas na região".  

 

"Esta aquisição representa uma importante parte da nossa estratégia de crescimento", afirma do CEO da Roadis, José Antonio Labarra. A empresa controlada pelo fundo de pensões do Canadá está já presente no negócio de auto-estradas com portagem de quatro países: Brasil, México, Espanha e Índia.

 

O valor do negócio não foi revelado, sendo que a Europa Press noticiou que este pressupõe a valorização de todos os activos em 743 milhões de euros, incluindo dívida.

 

A Auto-Estradas do Oeste, que era detida pelo Grupo Lena e pela MSF, detém 50% da AEA, concessionária da A8 e A15, e 65% da AELO, que opera o IC2, IC9 e IC36, estabelecendo assim a ligação entre a A1, A8 e A17.

 

A Brisa, que é a concessionária da AEA e da AELO, é também accionista destas empresas. Controla os restantes 50% da AEA e 15% (directamente) da AELO.

Ver comentários
Saber mais Autoridade da Concorrência Auto-Estradas do Oeste AEA AELO Auto-Estradas do Litoral Oeste
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio