Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ford recolhe mais 1,4 milhões de veículos por falhas na direcção assistida (act.)

A falha foi responsável por, pelo menos, 20 acidentes. 2014 poderá ser o ano de um novo recorde no que diz respeito à recolha de automóveis.

Bloomberg
30 de Maio de 2014 às 11:56
  • 1
  • ...

A Ford anunciou na quinta-feira, 29 de Maio, que irá proceder a uma recolha de aproximadamente 1,4 milhões de veículos na América do Norte. Um problema na direcção assistida é a principal justificação para a medida, informa a Reuters.

 

Entre os modelos afectados estão o Ford Explorer, o Ford Escape e o Ford Mercury Mariner. Como explica a Reuters, a perda de direcção assistida pode aumentar o risco de acidente quando os veículos viajam a baixas velocidades.

 

A empresa diz-se consciente de cinco acidentes ligados a falhas na direcção assistida dos Ford Escape e Ford Mariner bem como de outros 15 no modelo Ford Explorer, reflectindo alguns relatórios das autoridades norte-americanas. Quanto ao custo da operação de recolha, a Ford não adiantou valores.

 

2014 poderá ser o ano de um novo recorde no que diz respeito à recolha de automóveis, acredita a BBC. A contribuir para este cenário estão as recolhas sucessivas da General Motors que, desde o início deste ano, já recolheu cerca de 16 milhões de viaturas.

 

A fabricante de automóveis foi também acusada de não ter divulgado, em tempo útil, vários relatórios que davam conta da existência de falhas de segurança em alguns dos seus modelos. O balanço é de, pelo menos, 13 mortos. 

 

Recolha é exclusiva no território americano

 

Contactada pelo Negócios, a Ford Portugal confirma que esta recolha está circunscrita ao mercado americano. "Na Europa, não temos conhecimento de nenhuma operação do género", reforçam.

 

O processo de "recall" (recolha) consiste no contacto, por parte da marca, com os vários proprietários dos veículos em que há suspeitas de falhas, para que possam passar num concessionário e averiguar se a viatura está realmente afectada. 

 

(Notícia actualizada às 15h50 com declarações ao Negócios da Ford Portugal)

Ver comentários
Saber mais Ford General Motors economia negócios e finanças indústria metalomecânica e engenharia automóvel acidentes e desastres
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio