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Faturação das lojas dos centros comerciais cresceu 7% em 2023
Moda foi a categoria que mais vendeu ao longo do ano passado, seguida dos supermercados. Vendas a turistas já pesam 12% no total do volume de negócios.
As lojas dos centros comerciais aumentaram a faturação em 7% no ano passado, depois de, em 2022, terem batido o recorde de vendas do ano pré-pandemia.
Os dados constam de um estudo desenvolvido pela REDUNIQ Insight para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) assente nos pagamentos eletrónicos realizados nos "shoppings".
Em 2023, a compra média por cliente ("ticket" médio) nas lojas dos centros comerciais situou-se nos 36,7 euros e o gasto médio mensal por cliente cifrou-se nos 88,6 euros.
As vendas a turistas representaram 12% da faturação, o que, na perspetiva da APCC, mostra "a grande atratividade destes espaços para quem visita o país".
Do total faturado, 34% diz respeito à categoria de moda. Além disso, 27% foi gasto em supermercados, 14% em eletrodomésticos e tecnologia e 10% em restauração. "Papelarias, livrarias, revistas e tabaco" representaram 8% da faturação em lojas dos centros comerciais ao longo do ano passado, de acordo com o mesmo estudo.
O mês de dezembro foi o que registou os valores mais elevados, à semelhança do que sucedeu em anos anteriores, tendo a compra média por cliente ("ticket" médio) nas lojas dos "shoppings" ficado nos 42 euros e o gasto médio mensal por cliente ascendido aos 112,2 euros.
A APCC conta com 90 conjuntos comerciais, que integram cerca de 8.000 lojas e empregam 100 mil trabalhadores diretos (num total de 280 mil). Anualmente, o ecossistema dos centros comerciais recebe 475 milhões de visitantes.