Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ex-executivos da Tyco condenados a uma pena de prisão máxima de 25 anos

Dennis Kozlowski, ex-CEO da Tyco, responsável por desviar várias centenas de milhões de euros da empresa, foi hoje condenado a uma pena de prisão entre 8 e 25 anos. Mark Swartz, ex- «chief financial officer» da empresa industrial e co-arguido no processo,

19 de Setembro de 2005 às 18:22
  • ...

Dennis Kozlowski, ex-CEO da Tyco, responsável por desviar várias centenas de milhões de euros da empresa, foi hoje condenado a uma pena de prisão entre 8 e 25 anos. Mark Swartz, ex- «chief financial officer» da empresa industrial e co-arguido no processo, recebeu a mesma sentença, o que significa que os ex-executivos poderão requerer a liberdade condicional depois de decorridos oito anos e quatro meses.

Segundo a Bloomberg, os ex-gestores foram também obrigados pelo Supremo Tribunal de Nova Iorque a restituir 110 milhões de euros, sendo que Kozlowski terá adicionalmente de pagar uma multa de 57 milhões de euros e Swartz de 29 milhões de euros. O juiz rejeitou o pedido dos arguidos de ficarem em liberdade até ser interposto recurso e ordenou que ambos fossem presos. Segundo a CNN, os ex-gestores saíram do tribunal algemados.

Kozlowski, de 58 anos, e Swartz, de 45, foram condenados em Junho por 22 acusações, respectivamente. Os seus crimes incluíram a apropriação ilícita de meios da empresa – 137 milhões de euros em compensações não autorizadas e mais 410 milhões de euros com venda de acções inflacionadas –, conspiração, violação de direito comercial e falsificação de registos contabilísticos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio