Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Escritórios da BP na Rússia invadidos por oficiais da justiça

Um dia depois do acordo de exploração entre a produtora russa de petróleo Rosneft e a norte-americana ExxonMobil, os escritórios da BP na Rússia foram alvo de uma invasão por oficiais da justiça russa.

31 de Agosto de 2011 às 11:07
  • ...
Os escritórios da petrolífera British Petroleum (BP) foram revistados por oficiais da justiça russa, um dia após o acordo de exploração entre a Rosneft, produtora de petróleo russa, e a ExxonMobil, petrolífera norte-americana.

O acordo entre a norte-americana e a empresa do Estado russo acabou com as esperanças da BP em alcançar uma posição na Rússia, de acordo com o “Telegraph”.

Os oficiais da justiça confirmaram a investigação aos escritórios da BP em Moscovo, porém não avançaram nenhuma razão para o terem feito.

Contudo, o advogado dos investidores minoritários na TNK-BP, associados russos da BP, disse hoje ao jornal “Telegraph” que a invasão estava ligada a uma acção judicial movida pelos accionistas minoritários da BP devido à empresa ter falhado o acordo com a Rosneft, no início deste ano.

A aliança estratégica Rosneft-BP que iria permitir à britânica explorar as reservas do Árctico terá sido quebrado pela Rosneft, alegadamente por esta ter perdido a paciência devido às condições colocadas pelo consórcio Alfa-Access-Renova (AAR), associados russos da BP, segundo a Lusa.

Segundo o “Telegraph” o acordo realizado ontem entre a Rosneft e a Exxon de 3,2 mil milhões de dólares (2,21 mil milhões de euros) surge sete meses após o colapso embaraçoso do acordo de 10 mil milhões de dólares entre a Rosneft e a BP.

O novo acordo, uma vez que a BP falhou o anterior, foi assinado na presença do primeiro-ministro russo Vladimir Putin e envolve activos que a empresa britânica esperava explorar.

“Novos horizontes estão a abrir-se. Uma das empresas de petróleo líderes a nível mundial, a ExxonMobil, está a começar a trabalhar na plataforma estratégica russa e nas águas profundas da plataforma Continental russa”, disse Putin.

Ver comentários
Saber mais Rosneft ExxonMobil BP Rússia Vladimir Putin justiça tribunal escritórios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio