Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ES Viagens continua a ser o líder no mercado das viagens em Portugal

O mercado das agências de viagens, em Portugal, tem sido afectado pela crise, mas a “holding” do grupo Espírito Santo sempre se manteve líder.

29 de Setembro de 2014 às 12:59
  • 1
  • ...

A ES Viagens, com 50 lojas espanhadas pelo mercado nacional,  tem como principal marca a Top Atlântico, o operador turístico que vende viagens para os agentes que posteriormente vendem ao cliente final.

 

Além disso, a empresa também tem uma parceria com a Carlson Wagonlit e a BCD Travel, duas marcas mais direccionadas para o mercado empresarial.

 

No segmento de "incoming", ou seja, de viagens de turistas estrangeiros para Portugal, a ES Viagens conta ainda com marcas como a Top Atlântico DMC e DMC Madeira. Ainda têm o operador grossista Solférias e Mundo Vip Madeira.

 

A ES Viagens resulta da fusão da Top Tours com a Macrotur, transacção que ocorreu em 14 Novembro de 2005. Desde Janeiro de 2005, que a holding pertence na totalidade ao Grupo Espírito Santo que adquiriu 25% a Rui Horta.

 

Nessa altura, a "holding" de viagens facturava mais de 440 milhões de euros, hoje esse valor não vai além dos 120 milhões de euros.

 

Em 2007, o grupo decidiu vender a totalidade sua participação no Club MedViagens ao Club Méditerrannée. A empresa de viagens do Grupo Espírito Santo controlava 40% do operador Club Med Viagens, sendo que o remanescente era detido pelo Club Méditerranée que detinha 60%.


Em 2009, o grupo reestruturou o seu negócio quando despediu 80 trabalhadores, ficando 800. Um ano depois, Francisco Calheiros, em entrevista ao Negócios adiantou que tinha feito tudo "para nos adaptarmos à nova realidade. Fizemos uma racionalização de custos levada ao limite, juntamos lojas e por causa disso rescindimos alguns contractos".

 

Foi nesta entrevista que Francisco Calheiros admitiu que, em 2009, o grupo de viagens tinha perdido dinheiro pela primeira vez.

 

Já este ano, e uma década depois de ter adquirido, o Grupo Espírito Santo vendeu a sua agência de viagens on-line. A Netviagens passou das mãos da Espírito Santo Viagens para os responsáveis do site de ofertas de moda com desconto, Clubfashion.

 

O "Presstur" adiantou que, de Janeiro a Novembro de 2013, a Netviagens contribuiu com 4,7 milhões de euros de vendas BSP (vendas de passagens de avião pelas agências de viagens) para o grupo (137,2 milhões de euros), com um aumento em 3% relativamente ao período homólogo de 2012.

A Netviagens chegou a ser detida pela Cofina, dona do Negócios, até 2003, três anos depois da sua fundação, data em que foi vendida ao Grupo Espírito Santo Viagens.

 

O mercado das viagens em Portugal só pode ser analisado através da venda de bilhetes de avião, uma vez que não existem dados acumulados das empresas que operam no sector.

 

No primeiro semestre do ano, a ES Viagens sentiu o abrandamento do mercado por um lado e o crescimento por outro. Assim, a Top Atlântico liderou os aumentos de vendas BSP (vendas de bilhetes de avião pelas agências de viagens), com mais 17,6%, para 18,8 milhões de euros, e a Top Partner e a Carlson Wagonlit lideraram as quedas, com menos 12,3%, para 32,7 milhões, e menos 21%, para 7,8 milhões, respectivamente, de acordo com o PressTur.

 

No total, a holding ES Viagens, o primeiro semestre registou uma quebra de 5,7% das receitas, para 68,5 milhões, que ainda assim lhe dá a liderança de mercado, com uma quota de 15,6%.

 

O PressTur explica a quebra da ES Viagens "com o novo enfoque do grupo na rentabilidade, que o leva a abster-se de se apresentar a concursos que considera apenas poderem dar volume, além de haver alterações dos mercados onde são realizadas as emissões, de que o maior impacto vem de Angola e Moçambique, onde tem mais emissões que anteriormente poderiam ser contabilizadas em BSP Portugal". 

 

Em 2013, as agências de viagens portuguesas realizaram vendas de voos internacionais no valor de 788 milhões de euros, mais 6,8% do que no homólogo. No total, as vendas de bilhetes de avião das agências atingiram os 853,3 milhões de euros, mais 5,2% do que no homólogo.

 

A ES Viagens, em 2013, cresceu 7,8%, em volume de negócios, para 120,8 milhões, e o operador Solférias, detido pela ESViagens e por agências do grupo Go4Travel, registou um crescimento de 95,8%, para 12,2 milhões. Só a Top Atlântico, neste período cresceu 4,9%, para 31,8 milhões de euros.

Ver comentários
Saber mais Carlson Wagonlit Top Tours Grupo Espírito Santo Rui Horta Francisco Calheiros Espírito Santo Viagens grupo Go4Travel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio