Notícia
Rio Forte vende Espírito Santo Viagens à suíça Springwater
A dona da Top Atlântico já tem a porta aberta a um novo accionista. A Rio Forte, do Grupo Espírito Santo, anunciou a alienação ao fundo Springwater Capital. Não há valores para a operação, que foi autorizada pelo Luxemburgo.
A Rio Forte vendeu a Espírito Santo Viagens. O comprador é o fundo Springwater Capital. Não foram divulgados valores para a operação que passou a empresa que detém a Top Atlântico para as mãos de uma entidade suíça.
"A Espírito Santo Viagens passará a ser um activo da Springwater, que assim reforça os seus investimentos no sector do turismo. A empresa suíça quer afirmar-se como um importante ‘player’ do mercado turístico ibérico", assinala o comunicado da Rio Forte, sociedade do Grupo Espírito Santo que controlava os activos do ramo não financeiro.
A revista do sector PressTUR já tinha escrito que este fundo de capital de risco era o candidato melhor posicionado para ficar com a Espírito Santo Viagens. O que efectivamente foi confirmado através de comunicado enviado pela Rio Forte.
Não são avançados valores para esta operação no documento.
Luxemburgo aprova
A venda deverá ser concluída em Outubro. É nesse mês que é divulgado o relatório do processo de gestão controlada ("gestión contrôlée") da Rio Forte. Esta é uma das sociedades do Grupo Espírito Santo que solicitou a entrada neste regime que se assemelha a protecção de credores.
"A transacção, que deverá estar concluída no mês de Outubro, foi devidamente analisada e aprovada pelo Tribunal de Comércio do Luxemburgo, onde no passado dia 22 de Julho a Rio Forte apresentou um pedido de sujeição ao regime de Gestão Controlada", indica o documento daquela sociedade.
Questionada sobre os preços que envolvem a operação, a Rio Forte não respondeu. No sábado, o Expresso escreveu que havia uma preocupação em torno da venda de activos da Rio Forte porque, parte deles, não eram detidos directamente mas sim através de outras entidades ou "holdings". O receio, dizia o jornal, é o de que estas sociedades em posição intermédia na cascata do Grupo Espírito Santo possam vir a ameaçar as receitas das operações de venda de activos da Rio Forte.
De qualquer modo, esta é a primeira operação de venda de activos do Grupo Espírito Santo a ser anunciada, ainda que só seja concretizada previsivelmente no próximo mês. A Espírito Santo Saúde está a ser alvo de ofertas públicas de aquisição por parte dos mexicanos Ángeles e da Fidelidade, detida pela chinesa Fosun. Os Hóteis Tivoli também estão em processo de alienação.
(Notícia actualizada pela última vez às 12h06)