Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rio Forte vende Espírito Santo Viagens à suíça Springwater

A dona da Top Atlântico já tem a porta aberta a um novo accionista. A Rio Forte, do Grupo Espírito Santo, anunciou a alienação ao fundo Springwater Capital. Não há valores para a operação, que foi autorizada pelo Luxemburgo.

Correio da Manhã
29 de Setembro de 2014 às 11:55
  • 18
  • ...

A Rio Forte vendeu a Espírito Santo Viagens. O comprador é o fundo Springwater Capital. Não foram divulgados valores para a operação que passou a empresa que detém a Top Atlântico para as mãos de uma entidade suíça.

 

"A Espírito Santo Viagens passará a ser um activo da Springwater, que assim reforça os seus investimentos no sector do turismo. A empresa suíça quer afirmar-se como um importante ‘player’ do mercado turístico ibérico", assinala o comunicado da Rio Forte, sociedade do Grupo Espírito Santo que controlava os activos do ramo não financeiro.

 

A revista do sector PressTUR já tinha escrito que este fundo de capital de risco era o candidato melhor posicionado para ficar com a Espírito Santo Viagens. O que efectivamente foi confirmado através de comunicado enviado pela Rio Forte.

 

Não são avançados valores para esta operação no documento.

 

Luxemburgo aprova

 

A venda deverá ser concluída em Outubro. É nesse mês que é divulgado o relatório do processo de gestão controlada ("gestión contrôlée") da Rio Forte. Esta é uma das sociedades do Grupo Espírito Santo que solicitou a entrada neste regime que se assemelha a protecção de credores.

 

"A transacção, que deverá estar concluída no mês de Outubro, foi devidamente analisada e aprovada pelo Tribunal de Comércio do Luxemburgo, onde no passado dia 22 de Julho a Rio Forte apresentou um pedido de sujeição ao regime de Gestão Controlada", indica o documento daquela sociedade.

 

Questionada sobre os preços que envolvem a operação, a Rio Forte não respondeu. No sábado, o Expresso escreveu que havia uma preocupação em torno da venda de activos da Rio Forte porque, parte deles, não eram detidos directamente mas sim através de outras entidades ou "holdings". O receio, dizia o jornal, é o de que estas sociedades em posição intermédia na cascata do Grupo Espírito Santo possam vir a ameaçar as receitas das operações de venda de activos da Rio Forte.

 

De qualquer modo, esta é a primeira operação de venda de activos do Grupo Espírito Santo a ser anunciada, ainda que só seja concretizada previsivelmente no próximo mês. A Espírito Santo Saúde está a ser alvo de ofertas públicas de aquisição por parte dos mexicanos Ángeles e da Fidelidade, detida pela chinesa Fosun. Os Hóteis Tivoli também estão em processo de alienação.

 

(Notícia actualizada pela última vez às 12h06)

Ver comentários
Saber mais Rio Forte Investments S.A. Espírito Santo Viagens Springwater Capital
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio