Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empresa portuguesa Empark vai investir 20 milhões em 2014

A portuguesa Empark, empresa de gestão de parques de estacionamento, anunciou esta segunda-feira que vai investir mais 20 milhões de euros até ao final deste ano e que prevê que as suas vendas cresçam 4%.

31 de Março de 2014 às 13:29
  • ...

De acordo com os resultados observados até Fevereiro, que apresentam um crescimento de 3% face a igual período do ano passado, a Empark estima que o seu volume de vendas cresça 4%, quando foi de 190 milhões de euros em 2013, e que o EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) aumente 10% este ano para 70 milhões de euros.

 

O presidente executivo da Empark, Pedro Mendes Leal, comentando as previsões divulgadas esta segunda-feira, 31 de Março, disse que, "claramente, houve e continua a haver sinais de recuperação no negócio [da Empark] a nível ibérico", sendo que o crescimento registado deixa antever "um bom desempenho para este ano", durante o qual a empresa estima investir mais 20 milhões de euros.

 

O EBITDA registado em 2013 ascendeu a 63,4 milhões de euros, esclareceu o gestor, adiantando que no mercado português o volume de vendas da Empark foi da ordem dos 33,3 milhões de euros.

 

"Temos [actualmente] 109 parques de estacionamento em 19 municípios de norte a sul do país, traduzidos em 69.980 lugares", salientou.

 

Pedro Mendes Leal destacou que a Empark gere hoje 26.907 lugares de estacionamento 'on street', nomeadamente na via pública - só parquímetros - e 43.073 lugares 'off street', dos quais 11.600 dizem respeito a parques localizados nos aeroportos de Lisboa, do Porto e de Faro e 1.600 em dois hospitais.

 

Sobre o processo de internacionalização, o gestor mostra-se "prudente e realista", embora não descarte a hipótese de vir a explorar novos mercados.

 

"Somos o quarto operador europeu e estamos presentes em Espanha, Andorra, Portugal, Reino Unido e Turquia, mercados onde, em 2014, queremos consolidar o negócio, garantir mais qualidade e serviços", lembrou.

 

"Ainda assim, estaremos sempre atentos a novas oportunidades", disse.

 

A Espanha e Andorra pesam 76% no volume de facturação da empresa, seguindo-se Portugal, com 18%, o Reino Unido, com 4%, e a Turquia, com 2%.

 

Em Dezembro de 2013, a Empark procedeu ao refinanciamento da dívida bancária com uma emissão de obrigações de 385 milhões de euros com uma maturidade a seis anos.

 

Esta operação vai permitir à Empark enfrentar com "relativa tranquilidade" as oportunidades de crescimento que possam surgir já em 2014, concluiu o gestor.

Ver comentários
Saber mais Empark Pedro Mendes Leal parques de estacionamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio