Notícia
EDP sobe quase 2% e leva bolsa a valorizar 0,86% (act.)
A Euronext Lisbon terminou a sessão com um ganho de 0,86%, impulsionada pelas acções da Energias de Portugal (EDP) que valorizaram 1,99%, no dia em que o grupo anunciou uma parceria com a Sonatrach. O Finibando e a Novabase lideraram os ganhos.
A Euronext Lisbon terminou a sessão com um ganho de 0,86%, impulsionada pelas acções da Energias de Portugal (EDP) que valorizaram 1,99%, no dia em que o grupo anunciou uma parceria com a Sonatrach. O Finibando e a Novabase lideraram os ganhos.
O PSI-20 [PSI20] terminou a sessão nos 11.753,90 pontos, com 15 acções a valorizarem, uma inalterada e o Banco BPI [BPI], a Galp Energia [GALP PL], a Cimpor [CIMP] e a PT Multimédia [PTM] a perderem valor.
Ao longo da sessão foram negociados 238 milhões de euros.
A Energias de Portugal (EDP) [EDP] foi o papel que mais impulsionou o índice nacional, ao valorizar 1,99% para os 4,10 euros.
Ainda antes da abertura da bolsa, a eléctrica anunciou que a
Sonatrach comprou quase dois milhões de acções da EDP na semana passada, passando a controlar mais de 2% do capital da EDP.
A entrada dos argelinos era almejada pela administração da eléctrica portuguesa. A Sonatrach vai ainda criar uma parceria empresarial para o gás e passa também a ter assento no conselho geral e de supervisão da EDP.
A impulsionar a bolsa estiveram também as acções da Portugal Telecom (PT) [PTC] e do Banco Comercial Português (BCP) [BCP].
A operadora de telecomunicações somou 0,6% para os 10,09 euros e a instituição bancária valorizou 1,11% para os 2,74 euros. A CMVM deverá ainda hoje, ou nos próximos dias, proceder ao registo da OPA do BCP sobre o Banco BPI.
Ainda no sector bancário, o Finibanco [FNB] disparou 5,43% para os 4,08 euros, a aliviar de um valor recorde de 4,20 euros. A edição de hoje do Jornal de Negócios avança que o Banif [BANIN] admite o interesse numa fusão com o Finibanco. O banco liderado por Horácio Roque ganhou 1,6% para os 5,70 euros.
Na tabela das maiores valorizações destacou-se ainda a Novabase [NBA] que ficou mais cara em 5,94% para os 5,17 euros.
O semanário "Expresso" noticiou, este fim-de-semana, que a Hewlett-Packard e os canadianos da CGI estão interessados em adquirir a tecnológica portuguesa, meses depois de ter havido uma tentativa de aquisição por parte dos espanhóis da Indra. Em comunicado emitido hoje, a tecnológica veio dizer que desconhece o interesse das multinacionais.
No sector da distribuição, a Jerónimo Martins [JMAR] apreciou 2,51% para os 19,99 euros. A Lisbon Brokers subiu hoje o preço-alvo para as acções da retalhista em 19% para 22,00 euros e aumentou a recomendação de "manter" para "comprar".