Notícia
Tekever capta 70 milhões para "apoiar plano de crescimento" e atrai investidores como NATO
Empresa portuguesa atraiu novos investidores e de peso. Ronda de financiamento foi liderada pela Baillie Gifford, gestora escocesa de investimentos e apoiante inicial da Airbnb, Spotify ou SpaceX, e pelo Fundo de Inovação da NATO.
A Tekever, descrita como líder no mercado europeu em sistemas aéreos não tripulados, vulgo "drones, angariou 70 milhões de euros numa ronda de financiamento em que participaram investidores considerados "estratégicos" não só para um "crescimento sustentável", mas também para "facilitar a expansão geográfica".
A ronda foi liderada pela Baillie Gifford, gestora escocesa de investimentos e apoiante inicial da Airbnb, Spotify ou SpaceX, e pelo Fundo de Inovação da NATO, um fundo de capital de risco independente, apoiado por 24 aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que mobiliza mil milhões de euros em "deep tech" para defesa avançada, segurança e resiliência, indica a empresa com sede nas Caldas da Rainha, distrito de Leiria, num comunicado divulgado esta quarta-feira.
O Fundo de Investimento Estratégico de Segurança Nacional (NSSIF, em inglês), detido pelo governo britânico que apoia tecnologias avançadas relacionadas com a segurança nacional, a Crescent Cove Advisors LP, uma firma de investimento sediada em Silicon Valley com experiência no setor da defesa, e os já investidores Iberis Semper e Cedrus Capita também participaram na ronda de financiamento pensada para "apoiar o plano de crescimento sustentável e facilitar a expansão geográfica em mercados prioritários" e "a inovação contínua dos produtos e o aumento da capacidade de produção".
"Os novos investidores trazem conhecimentos estratégicos que vão alimentar a próxima fase de crescimento da Tekever. Proporcionam uma experiência setorial significativa e caminhos para aceder a mercados prioritários, bem como ostentam um forte historial de empresas pioneiras e de rápido crescimento em expansão sustentável a longo prazo. A sua experiência será fundamental para ajudar a Tekever a preparar-se para as próximas fases da sua estratégia de crescimento multinacional", diz a fabricante de drones que deixa claro que "já é rentável".
"Estamos a viver num mundo altamente volátil, a experienciar mudanças exponenciais e o poder transformador do 'software', da inteligência artificial e da robótica. E a Tekever foi criada para abraçar e aproveitar esta realidade, fornecendo aos seus clientes sistemas preparados para o futuro e habilitados para 'hardware' centrados na inteligência artificial, produzidos em escala e entregues e sustentados a nível global", realça o CEO, Ricardo Mendes, citado na mesma nota.
O líder da Tekever sublinha que para esta ronda, de série B, o objetivo era sobretudo encontrar parceiros: "Mais do que investimento, queríamos encontrar parceiros que partilhassem estas crenças e nos pudessem ajudar a executar a nossa visão".
E, neste sentido, "estamos entusiasmados por ter a Baillie Gifford como investidor principal – uma organização incrível com visões de extremamente longo prazo e um extenso historial de apoio a empresas que transformaram profundamente a nossa sociedade. A NIF, a NSSIF e a Crescent Cove trazem para a mesa um profundo conhecimento e experiência no mercado global de segurança e defesa, tanto do ponto de vista europeu como dos EUA, o que será importante para nos ajudar a nós e aos nossos clientes a enfrentar os desafios futuros", enfatiza.