Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP emite empréstimo obrigacionista de 200 milhões de libras (act)

A Electricidade de Portugal (EDP) fixou as condições preliminares para uma emissão obrigacionista de 200 milhões de libras (318,52 milhões de euros), refinanciar a dívida de curto prazo e diversificar as fontes de financiamento.

02 de Agosto de 2002 às 19:11
  • ...

(actualiza com comunicado da EDP)

A Electricidade de Portugal (EDP) fixou as condições preliminares para uma emissão obrigacionista de 200 milhões de libras (318,52 milhões de euros), refinanciar a dívida de curto prazo e diversificar as fontes de financiamento, diz a eléctrica em comunicado.

A emissão, a primeira de uma empresa portuguesa em libras esterlinas, terá uma maturidade de 15 anos, até 2017 e paga um cupão anual fixo de 6,625%, 180 pontos base acima das Obrigações do Tesouro do Reino Unido, ou «gilts», com o mesmo prazo.

O «gilt» de «referência» de 15 anos registava uma rentabilidade, ou «yield», de 4,82%.

«Simultaneamente, a EDP celebrou um contrato Swap que converte esta emissão para euros, eliminando desta forma o risco cambial associado a empréstimos obrigacionistas efectuados em moeda estrangeira», refere o comunicado da eléctrica.

O «road show» da EDP [EDP] para a venda de obrigações terminou na semana passada. Os bancos responsáveis pela venda da emissão são o Deutsche Bank, Goldman Sachs e a UBS Warburg.

«A presente emissão tem como objectivo o refinanciamento da divida de curto prazo do Grupo EDP bem como a diversificação das suas fontes de financiamento e o alargamento da maturidade da sua carteira de dívida», refere a mesma fonte.

A dívida da eléctrica nacional tem uma notação de A2 com uma perspectiva «estável» junto da Moodys. Para a Standard & Poors, a dívida da EDP tem um «rating» de A+, com um «outlook» negativo.

«A receptividade demonstrada por um número significativo de investidores de elevada qualidade foi extremamente positiva reflectindo-se no sucesso atingido por esta operação, realizada em condições de mercado reconhecidamente menos favoráveis», refere e EDP.

Analistas contactados pela Bloomberg referem que ao preço que foram emitidas «as obrigações parecem apetecíveis».

A EDP conta com 2,4 mil milhões de euros de dívida expressa em obrigações.

As acções da EDP fecharam nos 1,76 euros, a subir 0,57%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio