Notícia
DST assume o controlo exclusivo da Aquapor
A empresa de Braga notificou a Autoridade da Concorrência da compra de um terço de capital que ainda não detinha na empresa que controla a Aquapor, que explora vários sistemas de água de Norte a Sul do País.
O grupo bracarense DST assumiu o controlo exclusivo da empresa Criar Vantagens, que detém a Aquapor Serviços, tendo já notificado a Autoridade da Concorrência (AdC) sobre essa operação, segundo um aviso publicado esta quinta-feira pela AdC. O valor da transacção não foi divulgado.
A operação consiste na aquisição de um terço do capital da Criar Vantagens – Águas e Resíduos por parte da DST, que assim ficará com o controlo exclusivo da empresa que gere a Aquapor e as suas participadas, em que se incluem a Águas de Cascais, Águas do Sado e várias distribuidoras em Gondomar, Alenquer, Azambuja, Figueira da Foz, entre outras localizações.
A Criar Vantagens foi criada em Fevereiro de 2008 pela DST – Domingos da Silva Teixeira e pela ABB – Alexandre Barbosa Borges, como plataforma para comprar a Aquapor ao grupo estatal Águas de Portugal (AdP). Nesse negócio a AdP recebeu cerca de 63 milhões de euros.
A Aquapor tem actualmente mais de mil colaboradores e conta com 378 mil clientes no abastecimento de água e 305 mil no saneamento.