Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grupo de Carlos Slim avança com oferta para comprar Aquapor

A gigante espanhola Aqualia, que é controlada pelo milionário Carlos Slim, quer comprar a rival portuguesa Aquapor. A operação já foi notificada à Autoridade da Concorrência.

Reuters
30 de Dezembro de 2020 às 13:28
  • 5
  • ...

O grupo espanhol Aqualia, detido em 51% pela construtora FCC que é controlada por Carlos Slim, avançou com uma proposta de compra pela Aquapor, que explora vários sistemas de água e resíduos de Norte a Sul de Portugal. A operação de concentração foi notificada à Autoridade da Concorrência no dia 22 de dezembro. 

O valor da transacção não foi divulgado. Mas segundo o anúncio da entidade reguladora, o negócio consiste na aquisição pela FCC Aqualia do controlo exclusivo da Criar Vantagens, sociedade que detém a totalidade do capital social da Aquapor – Serviços e que é controlada pelo grupo bracarense DST.  

Desde 2015 que a empresa DST detém o controlo exclusivo da Aquapor e das suas participadas, em que se incluem a Águas de Cascais, Águas do Sado, Águas de Gondomar, entre outras.  Este controlo é feito através da Criar Vantagens, que  foi criada em Fevereiro de 2008 pela DST – Domingos da Silva Teixeira e pela ABB – Alexandre Barbosa Borges, como plataforma para comprar, precisamente, parte do capital da Aquapor ao grupo estatal Águas de Portugal. Uma posição depois reforçada em 2015. 

Atualmente, além de Portugal, o Grupo Aquapor está presente em Moçambique, Cabo Verde e Arábia Saudita. Em território nacional, 26 municípios têm serviços concessionados à Aquapor e 42 municípios têm contrato com a Luságua, detida pelo Grupo.

Já a gigante espanhola FCC Aqualia, que também marca presença em Portugal nos setores das águas e do saneamento, é detida em 51% pelo Grupo FCC, do milionário Carlos Slim, e em 49% pelo IFM Global, um fundo de investimento internacional de origem australiana. 

Ver comentários
Saber mais Carlos Slim Grupo Aquapor Grupo Aquapor Aqualia águas resíduos ambiente
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio