Notícia
Dois novos accionistas de referência controlam mais de 10% da ES Saúde
Dois investidores declaram a posse de um montante de acções que corresponde a uma percentagem combinada superior a 10% da ES Saúde, num total de 9,8 milhões de acções.
O HSBC adquiriu 4,6 milhões de acções da Espírito Santo Saúde (ES Saúde) no dia 12 de Fevereiro e passou a controlar 46 mil direitos de voto da firma liderada por Isabel Vaz. O banco de investimento britânico passou assim a ser responsável por 4,185% dos direitos de vota da ES, segundo comunicado publicado esta tarde junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A gestora de fundos Och-Ziff Management Europe Limited também comunicou que detém uma participação qualificada na empresa do sector hospitalar. Na sequência de duas operações com contratos de troca (“swap”), a firma passou a controlar 5,44% dos direitos de voto da ES Saúde, lê-se em comunicado que também foi divulgado esta quinta-feira.
O primeiro dos dois contratos foi celebrado no dia 7 de Fevereiro, com efeito do último dia 12 até 12 de Abril de 2016, e faz com que sejam imputáveis à gestora de fundos 4,6 milhões de acções. A este contrato junta-se um outro, celebrado no já no dia 12 e com efeito durante quatro anos a partir de dia 17 de Fevereiro.
Este segundo contrato contempla tem 600 mil acções da ES Saúde e amplia a posição da gestora de fundos para um total de 5,2 milhões de títulos, ou 5,44% dos direitos de voto da firma.
Estas duas gestoras foram as últimas a declarar posições qualificadas no capital da recém cotada na bolsa portuguesa e juntam-se a outras quatro que controlam 13% das acções da firma, conforme noticiou o Negócios na última segunda-feira.
As participações combinadas do HSBC e da Och-Ziff Management Europe Limited ascendem a 10,255% do capital da ES Saúde, ou 9,8 milhões de acções. A cotada é controlada pela Espírito Santo Health Care Investments, que detém 51% dos direitos de voto.
A empresa do universo Espírito Santo segue a negociar em baixa de 0,93% para 3,21 euros, nesta quinta-feira, depois de uma entrada para o mercado de capitais. A capitalização bolsista da dona dos hospitais está nos 306,7 milhões de euros.