Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espírito Santo Saúde fica avaliada em 310 milhões com fecho nos 3,24 euros

Esta quarta-feira foi a primeira vez que a dona do Hospital da Luz terminou uma sessão acima dos 3,20 euros, o preço a que os títulos entraram em bolsa, há precisamente uma semana.

Miguel Baltazar/Negócios
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 19 de Fevereiro de 2014 às 18:13

Isabel Vaz viu esta quarta-feira as acções da Espírito Santo Saúde fecharem, pela primeira vez, acima do preço a que foram vendidas antes de entrarem em bolsa.

 

Os títulos da ES Saúde ganharam hoje 1,57% para terminarem nos 3,24 euros, o que avalia a empresa em 309,6 milhões de euros. A sessão de quarta-feira foi animada para a proprietária do Hospital da Luz e as acções chegaram a tocar nos 3,29 euros (quando subiram mais de 3%).

 

O volume da acção desta quarta-feira também foi mais intenso do que nas sessões anteriores, com mais de 1,1 milhões de papéis negociados. Foi a melhor sessão em termos de transacções desde quarta-feira passada, o primeiro dia em bolsa.

 

Esta foi a terceira sessão consecutiva de ganhos, um comportamento que contraria totalmente a tendência verificada nos dias da semana passada, os primeiros em bolsa (os títulos chegaram a cair aos 3,11 euros).

 

A Espírito Santo Health Care Investments manteve 51% do capital da Espírito Santo Saúde e vendeu o restante capital por investidores (institucionais, particulares e colaboradores). Essa venda foi feita a 3,20 euros. Foi também esse o preço a que, depois, as acções foram colocadas em bolsa.

 

Contudo, desde a estreia, os títulos nunca mais voltaram a esse valor. Até hoje. De qualquer modo, o preço continua bastante próximo do inicial. “Apesar do consenso relativamente a certas unidades de facturação forte como o Hospital da Luz, o preço elevado do título continua a deter a entrada de novo capital”, comenta o gestor da XTB Portugal, Eduardo Silva.

 

“O sentimento no mercado é de que o título negoceia com um prémio sobre o seu valor justo e existe o receio que algumas saídas, de curto prazo, possam pressionar o título”, reforça o especialista.


Esta semana, soube-se que a empresa tem quatro gestoras de fundos de investimento no seu capital. Juntas, a Fidelity Management & Research, a Fidelity International Limited, a Invesco e a T.Rowe Price têm mais de 13% do capital social da ES Saúde. 

 
O que é a Espírito Santo Saúde
A ES Saúde detém 18 unidades clínicas que totalizam 1.179 camas e 8.907 colaboradores, segundo dados relativos a 30 de Setembro de 2013.
 
Na sua rede, destacam-se os hospitais da Luz (Lisboa), Arrábida (Vila Nova de Gaia) e Beatriz Ângelo (Loures), sendo este último uma parceria entre o Grupo Espírito Santo e o Estado, onde se define que a ESS tem assegurada, por 10 anos, a gestão dos cuidados de saúde desta unidade hospitalar.
 
Até Setembro, últimos dados financeiros disponíveis, a ESS obteve uma receita de 279,5 milhões de euros e lucros de 9,1 milhões.

(Notícia rectificada às 18h51: o analista da XTB Portugal é Eduardo Silva e não Steven Santos, como estava erradamente apontado)

 

 

Ver comentários
Saber mais Espírito Santo Saúde ES Saúde Isabel Vaz bolsa OPV
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio