Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dono das clínicas Vitaldent detido em Espanha

As autoridades suspeitam de branqueamento de capitais e fraude fiscal que terá lesado o Estado e os franchisados em vários milhões de euros com recurso a um "saco azul" e envio de verbas para paraísos fiscais.

DR
16 de Fevereiro de 2016 às 12:39
  • ...

O fundador e proprietário das clínicas dentárias Vitaldent – que chegou a considerar-se a maior cadeia de consultórios do género no mundo – foi detido na manhã desta terça-feira, 16 de Fevereiro, em Espanha por indícios de branqueamento de capitais, fraude e delito fiscal.


O empresário uruguaio Ernesto Colman Mena, um dos mais ricos do país vizinho, é um dos dez altos responsáveis da empresa (entre os quais o vice-presidente Bartolo Conte), detidos numa operação "contra a corrupção e a criminalidade organizada", avança o jornal El País citando as autoridades espanholas.

As buscas decorrem em vários edifícios da empresa – incluindo o da sede, em Madrid, e em 13 escritórios de advogados – e são o culminar de vários anos de investigação depois de denúncias dos franchisados à unidade de delinquência económica e fiscal da polícia por fraude contra o fisco e os próprios associados, que os terá lesado em vários milhões de euros.

A operação Topolino, como é designada, já resultou na apreensão de um avião e de 36 carros de luxo, avança a agência Europapress.


De acordo com a imprensa espanhola, que cita fontes judiciais, os gestores da empresa obrigavam os seus franchisados a pagar em numerário o valor relativo ao uso da marca ("royalties"). Estes montantes constituíriam um "saco azul" e seriam depois conduzidos para paraísos fiscais (na Suíça e Luxemburgo), regressando mais tarde a Espanha para serem investidos em propriedades.

Segundo o site da empresa, a Vitaldent tem, actualmente, mais de 350 clínicas em Espanha e estabelecimentos na Polónia e Itália. Mas a imprensa espanhola estima que 300 estabelecimentos do país vizinho são geridos em regime de franquia, ao passo que a empresa deterá somente 200 clínicas próprias. A operação policial em curso pretende que os franchisados continuem a trabalhar e a gerir directamente as suas clínicas.

A Vitaldent chegou a ter 30 espaços em Portugal até que, em Setembro de 2012, encerrou a maioria das clínicas próprias – cinco das sete unidades devido à "conjuntura económica do país. No início desse ano, a Ordem dos Médicos Dentistas apresentou uma queixa contra a empresa no regulador da saúde por práticas ilegais, alegadamente sugerindo tratamentos sem prévio aconselhamento com um dentista.

A empresa deixou de ter presença no país, tendo parte das suas clínicas sido adquiridas por outros grupos de medicina dentária.

Ver comentários
Saber mais Espanha Madrid Luxemburgo Suíça Portugal Polónia Informação sobre empresas economia negócios e finanças dentistas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio