Notícia
Desportivos
Tentando provar que o carro eléctrico não tem de ser necessariamente um veículo de baixas prestações, algumas marcas apostam em modelos desportivos com desempenhos ao nível dos melhores Grande Turismos actuais
15 de Junho de 2010 às 16:07
Audi e-tron
Apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt, no final do ano passado, o Audi e-tron é o protótipo de um super-desportiovo, propulsionado 100% por energie aléctrica. O e-tron dispõe que quatro motores, um em cada uma das rodas, o que lhe dá características de um veículo de tracção total. Em conjunto, os quatro motores debitam uma potência total de 230 kW (313 Cv) e um impressionante binário de 4500 Nm.
FICHA
100% Eléctrico (4 motores)
Potência 230 kW
Binário 4.500 Nm
Velocidade máx. 200 km/h
Aceleração (0-100 Km/h) 4,8 seg.
Autonomia 248 Km
Carregamento rápido (alta voltagem) 2h30
Carregamento total (100%) 6-8 h
Seat IBE Concept
O concept IBE é o protótipo do que será um coupé compacto desportivo, de 2+2 lugares.
É um veículo completamente eléctrico, com uma potência máxima de 102 CV (75 kw) e um binário de 200 Nm. Atinge os 100 km/h em apenas 9,4 segundos.
A potência constante está limitada a 68 CV (50 kW) e a velocidade de ponta a 160 km/h.
FICHA
100% Eléctrico plug-in
Potência 75 kW (102 Cv)
Binário 200 Nm
Velocidade máx. 160 km/h
Aceleração (0-100 Km/h) 9 seg.
Mitsubishi i-MiEV Sport Air
O concept i MiEV Sport Air é um protótipo desportivo realizado com base no i-MiEV. Um painel solar semi-transparente foi embutido no tejadilho e no capot.
O facto do pack de baterias de iões de lítio estar localizado sob o piso, assegura um centro de gravidade mais baixio, reforçando a estabilidade e a segurança dinâmica do Sport Air. Sendo o i-MiEV Sport Air um desportivo, apresenta um perfil distinto em forma de lágrima aerodinâmica e um habitáculo com um posição avançada, fazendo o melhor uso possível da sua distância entre eixos, de 2550 mm, e do seu diminuto comprimento de 3650 mm.
FICHA
100% Eléctrico plug-in
Potência 60 kW
Binário 230 Nm
Velocidade máx. 200 km/h
Autonomia 200 Km
Opel Flextreme GT/E
Apresentado no Salão de Genebra, no inicio do ano, o concept-car Flextreme GT/E é um protótipo de aspecto assumidamente desportivo, com 4,7 metros de comprimento e que utiliza o mesmo motor eléctrico com extensores de autonomia do Ampera.
O design estilizado deste coupé, com quatro lugares e cinco portas, permite-lhe alcançar um coeficiente de resistência aerodinâmica de apenas 0,22, e superar a barreira de 200 km/h. As rodas de 21 polegadas de diâmetro são relativamente estreitas, para reduzir a resistência do vento, e estão equipadas com pneus 195/45 de baixa resistência ao rolamento.
Acima de 50 km/h, são accionados automaticamente dois painéis laterais, que se estendem para trás ao longo da carroçaria, a partir das saídas de ar situadas nos guarda-lamas traseiros, minorando ainda mais a turbulência.
O Flextreme GT/E foi projectado para proporcionar um desempenho semelhante ao do Ampera: Uma autonomia de 60 quilómetros com alimentação através das baterias, que se alarga para mais de 500 quilómetros, graças ao gerador de electricidade instalado a bordo. Neste modo de funcionamento, o consumo médio de combustível está estimado em 1,6 litros/100 km, com emissões de CO2 inferiores a 40 g/km.
FICHA
Eléctrico plug-in c/ extensor de autonomia
Potência 120 kW
Binário 370 Nm
Velocidade máx. 200 km/h
Aceleração (0-100 km/h) 9 seg.
Autonomia em modo eléctrico 60 Km
Autonomia total 500 Km
Carregamento total (100%) 3 h
Testa Roadster
2010
A Tesla Motors é uma especialista californiana em motorizações eléctricas, estando a trabalhar em parceira com alguns grandes fabricantes de automóveis no desenvolvimento de veículos eléctricos, como é o caso da Toyota e da Daimler.
O grupo decidiu lançar o seu próprio modelo, avançando com o projecto de um roadster de dois lugares, 100% eléctrico, capaz de ultrapassar os 200 Km/h e com uma autonomia de 379 quilómetros.
FICHA
100% Eléctrico Plug-in
Potência 215 kW (288 Cv)
Binário 370-400 Nm
Velocidade máx. 201 km/h
Autonomia 379 Km
Carregamento total (100%) 4 h
Preço 84 mil euros