Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Costa Silva é contra fixação administrativa de preços e defende autoregulação

Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o ministro da Economia defende que o mercado e a autoregulação são os melhores instrumentos para fixar preços, mas diz que o Governo está atento e a falar com os operadores económicos.

António Cotrim / Lusa
17 de Março de 2023 às 09:29
  • 1
  • ...

António Costa Silva acredita que "sempre que se fixa preços administrativamente as coisas não funcionam" e que "o mercado é o melhor instrumento que temos para fixar preços".


Em entrevista, esta sexta-feira, ao Diário de Notícias e à TSF, o ministro da Economia e do Mar explica que o Governo está a "tentar a autorregulação, o que significa que as empresas também façam uma oferta de produtos que sejam sensíveis a este clima de preços e que seja uma oferta positiva".


"Penso que a autorregulação é o fundamental, porque as outras intervenções que temos visto, mesmo na Europa, podem não funcionar", sublinhou o governante, que explica, também, que o Governo está "a falar com os operadores económicos das várias áreas, quer da distribuição, quer os produtores primários, quer da indústria transformadora, para tentar compreender o que se está a passar". 


Costa Silva defendeu que uma descida do IVA seria uma medida que "por si só não vai solucionar as questões". 


Há uma semana, em conferência de imprensa, o ministro da Economia e do Mar afirmou que o Governo não descarta a possibilidade de adotar medidas "mais musculadas" para conter a inflação alimentar, mas que estava ainda "tudo em aberto".


Ontem, no final da conferência de imprensa em que anunciou a aprovação dos apoios às rendas e ao crédito habitação, António Costa disse que na próxima semana o Governo iria aprovar novos apoios e defendeu a importância de se criarem "instrumentos de política pública" que permitam conter a subida dos preços dos bens alimentares, dando como exemplo das medidas que foram adotadas para travar os preços na energia.

Ver comentários
Saber mais António Costa Silva preços
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio