Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Concurso para concessão de blocos no Brasil é "positiva" para a Galp Energia

Os analistas da Espírito Santo Research e do Caixa BI consideram "positivo" para a Galp Energia a participação no nono concurso para a concessão de blocos para a exploração de petróleo no Brasil. O concurso, no qual a empresa nacional participa em parceri

27 de Novembro de 2007 às 10:04
  • ...

Os analistas da Espírito Santo Research e do Caixa BI consideram "positivo" para a Galp Energia a participação no nono concurso para a concessão de blocos para a exploração de petróleo no Brasil. O concurso, no qual a empresa nacional participa em parceria com a Petrobras decorrerá hoje e amanhã.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), citada pela Lusa, a concurso público estão 271 blocos, distribuídos por 14 sectores, numa área total superior a 73 mil quilómetros. Esta nova fase de licitações será em "áreas de elevado potencial", e abrange nove bacias sedimentares.

Na perspectiva dos analistas Pedro Morais e Fernando García, da ES Research, a participação neste concurso é "ligeiramente positiva para a Galp Energia já que a companhia nacional poderá ficar com alguns blocos no Brasil em parceria com a Petrobras".

Para o Caixa BI, a participação da Galp é "positiva". O banco de investimento da CGD acrescenta que "um dos objectivos da Galp Energia é o de aumentar a sua presença na área de produção de petróleo".

A Galp, em conjunto com a Petrobras e a BG Group, foi protagonista de uma das maiores descobertas dos últimos anos. As estimativas apontam para que o poço Tupi Sul, na Baía de Santos, no Brasil, contenha entre 5 e 8 mil milhões de barris de petróleo e gás natural.

A ES Research salienta que, no entanto, mesmo que a Galp consiga a concessão de exploração de algum bloco "ainda teria de suportar todos os trabalhos de exploração nesses blocos".

A ES Research manteve inalterada a sua recomendação de "neutral" para a petrolífera, bem como o preço-alvo de 15,00 euros, enquanto o Caixa BI avalia cada acção em 14,60 euros e tem uma recomendação de "acumular". As acções da Galp Energia [galp pl] seguiam em alta de 0,88% a cotar nos 13,69 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio