Notícia
Citigroup afunda e pressiona Dow Jones para queda de 2,6%
As bolsas americanas fecharam em queda acentuada, com o Dow Jones e o Nasdaq a perderem mais de 2%. O Citigroup, o maior banco norte-americano em valor de activos, afundou 8%, com os analistas a especularem que a instituição poderá cortar os dividendos. A
As bolsas americanas fecharam em queda acentuada, com o Dow Jones e o Nasdaq a perderem mais de 2%. O Citigroup, o maior banco norte-americano em valor de activos, afundou 8%, com os analistas a especularem que a instituição poderá cortar os dividendos. A Exxon Mobil também caiu, depois de ter apresentado a maior descida de resultados em três anos.
O Nasdaq [CCMP] escorregou 2,25% para os 2.794,83 pontos e o índice industrial Dow Jones [INDU] caiu 2,6% para os 13.567,87 pontos, naquele que foi o pior desempenho das últimas duas semanas.
As acções do Citigroup foram as que mais pressionaram, depois do CIBC ter baixado a recomendação para o papel de "sector perform" para "underperfom".
A casa de investimento diz que o maior banco dos EUA em valor de activos poderá ter de cortar nos dividendos, aumentar o capital ou vender activos, com o objectivo de conseguir 30 mil milhões de dólares para repor os níveis adequados de capitais.
Também o Credit Suisse cortou a recomendação para o Citigroup de "outperform" para "neutral". As acções chegaram hoje a afundar 9%, mas fecharam com uma queda mais amena de 8% para os 38,55 dólares.
A CIBC também desceu a recomendação para as acções do Bank of America que hoje deslizaram 5,47% para os 45,64 dólares.
A petrolífera Exxon Móbil também desvalorizou 3,86% para os 88,44 dólares.
A empresa apresentou lucros por acção no terceiro trimestre de 1,61 dólares, abaixo do 1,74 dólares previstos pelos analistas consultados pela agência Bloomberg.
1 euro = 1,4432 dólares