Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cimpor confirma citação em processo judicial interposto por Holderbank

A Cimpor confirmou hoje que foi citada para uma acção judicial interposta pela Holderbank Portugal, visando a anulação das deliberações da AG de accionistas em que foi eleito o actual conselho de administração da cimenteira.

11 de Outubro de 2001 às 20:02
  • ...
A Cimpor confirmou hoje em comunicado que foi citada para uma acção judicial interposta pela Holderbank Portugal, visando a anulação das deliberações da assembleia geral (AG) de accionistas em que foi eleito o actual conselho de administração da cimenteira.

A Cimpor[CIMP] «foi citada para uma acção de processo ordinário instaurada pela Holderbank, visando a anulação de deliberações sociais tomadas na AG concluída em 31 de Julho de 2001», segundo o mesmo comunicado.

A empresa esclareceu que «esta acção é instaurada na sequência do procedimento cautelar de suspensão daquelas mesmas deliberações sociais interposto pela Holderbank», tendo esta última a requerido «que o referido procedimento fosse apensado à acção agora instaurada».

Nos termos da lei, a Cimpor dispõe de um prazo de 30 dias para apresentar uma contestação à referida acção judicial, a contar da data da citação.

Na AG de 31 de Julho foi eleito o actual CA da maior cimenteira nacional, proposto pela Teixeira Duarte (TD) e que integra elementos que, segundo a Holderbank, estão afectos aos accionistas Banco Comercial Português (BCP) [BCP] e Lafarge.

A Holderbank, que controla cerca de 10% da Cimpor, contesta, por isso, as decisões que saíram da referida reunião de accionistas, defendendo que existiu concertação entre a TD, o BCP e a Lafarge.

Para além da Holderbank, também a Secil acredita que os três grupos agiram de forma concertada para assumirem o controlo da Cimpor, pelo que entregou um pedido junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no sentido de conseguir que a TD, o BCP e a Lafarge lancem uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Cimpor.

As acções da Cimpor encerraram inalteradas nos 19 euros (3.809 escudos).

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio