Notícia
Carros eléctricos: Questões-chave
Embora nominalmente as potências anunciadas para os veículos eléctricos pareçam mais baixas do que as dos automóveis convencionais, o certo é que os cavalos valem mais num motor eléctrico. Isto porque num convencional motor térmico o desperdício de calor...
15 de Junho de 2010 às 12:31
Os carros eléctricos são mais potentes?
Embora nominalmente as potências anunciadas para os veículos eléctricos pareçam mais baixas do que as dos automóveis convencionais, o certo é que os cavalos valem mais num motor eléctrico. Isto porque num convencional motor térmico o desperdício de calor chega aos 70% da potência produzida, enquanto num veículo eléctrico 90 a 95% da potência é colocada nas rodas. Esta maior eficiência dos motores eléctricos garante-lhes desempenhos equivalentes aos dos motores de combustão, mesmo com potências nominalmente inferiores.
E em termos de desempenho?
Para já, as velocidades anunciadas nos carros eléctricos estão limitadas electronicamente. Isto acontece porque a descarga dos motores eléctrico vai subido de ritmo à medida que a velocidade aumenta. Mas a totalidade dos modelos eléctricos em fase de produção anuncia velocidades superiores a 100/120 km/h. Para uma utilização urbana é mais do que suficiente.
O que é o recuperar de energia?
Os automóveis eléctricos usam um sistema de recuperação de energia na travagem. Quando o condutor levanta o pé do pedal, o motor eléctrico assume imediatamente o papel de alternador que recupera a corrente gerada com a energia cinética. A energia assim recuperada vai servir para recarregar a bateria, garantindo ganhos de autonomia de até 20% da autonomia total. Ao mesmo tempo, assim que levanta o pé do acelerador, o veículo eléctrico entra em processo de desaceleração, que garante um estilo de condução muito mais confortável quando comprado com o de um automóvel com motor de combustão. Em velocidades baixas ou médias, 75% dos processos de desaceleração podem ser realizados sem necessidade de usar o pedal do travão, estima a BMW.
Embora nominalmente as potências anunciadas para os veículos eléctricos pareçam mais baixas do que as dos automóveis convencionais, o certo é que os cavalos valem mais num motor eléctrico. Isto porque num convencional motor térmico o desperdício de calor chega aos 70% da potência produzida, enquanto num veículo eléctrico 90 a 95% da potência é colocada nas rodas. Esta maior eficiência dos motores eléctricos garante-lhes desempenhos equivalentes aos dos motores de combustão, mesmo com potências nominalmente inferiores.
E em termos de desempenho?
Para já, as velocidades anunciadas nos carros eléctricos estão limitadas electronicamente. Isto acontece porque a descarga dos motores eléctrico vai subido de ritmo à medida que a velocidade aumenta. Mas a totalidade dos modelos eléctricos em fase de produção anuncia velocidades superiores a 100/120 km/h. Para uma utilização urbana é mais do que suficiente.
Os automóveis eléctricos usam um sistema de recuperação de energia na travagem. Quando o condutor levanta o pé do pedal, o motor eléctrico assume imediatamente o papel de alternador que recupera a corrente gerada com a energia cinética. A energia assim recuperada vai servir para recarregar a bateria, garantindo ganhos de autonomia de até 20% da autonomia total. Ao mesmo tempo, assim que levanta o pé do acelerador, o veículo eléctrico entra em processo de desaceleração, que garante um estilo de condução muito mais confortável quando comprado com o de um automóvel com motor de combustão. Em velocidades baixas ou médias, 75% dos processos de desaceleração podem ser realizados sem necessidade de usar o pedal do travão, estima a BMW.