Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Híbridos Plug-in

Com baterias de iões-lítio e carregamento nas tomadas eléctricas, a nova geração de híbridos Plug-in garante maior autonomia face aos híbridos actuais

15 de Junho de 2010 às 16:27
  • ...

Kia Ray Plug-in Hybrid


Apresentado no início do ano, o concept Kia Ray é o protótipo de um sedan híbrido Plug-in, de tracção dianteira, capaz de rodar por mais de oitenta quilómetros em modo 100% eléctrico e com uma autonomia total superior a 1150 quilómetros, com um único depósito de combustível.

Debaixo do capot, o Kia Ray apresenta um motor de 4 cilindros 1.4 a gasolina, com injecção directa e uma potência de 115 Cv. Um segundo motor eléctrico disponibiliza mais 78 kW. O motor eléctrico é alimentado por um pack de baterias de polímeros de iões de lítio (LiPoly). O Ray atinge uma velocidade máxima de 175 Km/h.



Mercedes-Benz F 800 Style

Concept de uma espaçosa berlina de cinco lugares e 4,75 metros de comprimento, com tecnologia híbrida Plug-in, capaz de cobrir uma distância de 30 quilómetros em modo 100% eléctrico.

O protótipo F 800 Style, que antecipa o que serão os futuros topos de gama da marca, combina um motor V6 gasolina de 300 Cv de potência, com um módulo eléctrico de 80 kW (109 Cv), alimentado por baterias de iões de lítio. As emissões de CO2 são de 68 g/Km e o consumo de apenas 2,9 litros por 100 quilómetros.. A Mercedes-Benz já confirmou que a próxima geração do S 500 terá direito a uma versão híbrida Plug-in, que será a reinterpretação de série do fabuloso F 800 Style e do concep Vision S500 Plug-in.


O F800 Style tem também uma variante alimentada por um motor eléctrico baseado na tecnologia de células de combustível (Fuel Cells). Em modo 100% eléctrico, este F800 Style F-Cell tem uma potência aumentada para 100 kW (136 Cv) e um binário de 290 Nm. A velocidade máxima desta versão F-Cell está limitada electronicamente a 180 Km/h e a autonomia ascende a 600 quilómetros.


FICHA
Híbrido eléctrico/gasolina
Potência máx. (motor combustão) 220 kW (300 Cv)
Potência máx. (modo eléctrico) 80 kW (109 Cv)
Potência máx. combinada 300 kW (409 Cv)
Velocidade máx. (modo eléctrico) 120 km/h
Velocidade máx. (total) 250 Km/h
Aceleração 0-100 Km/h 4,8 seg.
Consumo combinado 2,9 l/100 Km



Mercedes-Benz Vision S 500 Plug-in Hybrid

Depois do lançamento do S 400 Hybrid, a Mercedes-Benz apresentou o Vision S 500 Plug-in Hybrid, com um motor a combustão V6 de 3,5 litros e uma autonomia total de 30 quilómetros em modo 100% eléctrico.

O motor eléctrico é alimentado por baterias de iões de lítio e liberta 60 Cv (44 kW) de potência. As baterias podem ser carregadas em tomadas eléctricas, através de uma ligação por cabo (sistema Plug-in).

O carregamento numa tomada de alta voltagem faz-se em 60 minutos, enquanto a carga total, numa tomada doméstica, demora cerca de quatro horas e meia As emissões anunciadas são de 7,4 gramas de dióxido de carbono por quilómetro.




FICHA

Híbrido eléctrico/gasolina Plug-in
Potência máx. (motor combustão)
Potência máx. (modo eléctrico) 44 kW (60 Cv)
Potência máx. combinada
Binário máx. (motor combustão)
Binário máx. (modo eléctrico) 250 Nm
Binário max. (total)
Velocidade máx. (modo eléctrico)
Velocidade máx.. (total) 250 Km/h
Aceleração 0-100 Km/h 5,5 seg
Consumo combinado l/100 Km



Toyota Prius PHEV

O Toyota apresentou no mês passado uma versão Plug-in do híbrido Prius, já equipada com baterias de Iões de lítio.

O Prius PHEV é uma berlina capaz de transportar cinco pessoas e respectivas bagagens, e tem uma autonomia de 20 quilómetros em modo 100% eléctrico, podendo atingir velocidades até 100 Km/h. O carregamento das baterias faz-se em 90 minutos, através de tomadas domésticas, em locais de estacionamento público ou num terminal rodoviário.

O híbrido eléctrico é uma versão recarregável da terceira geração do modelo híbrido convencional Toyota Prius. Em distâncias até 20 quilómetros, o Prius PHEV funciona em modo 100% eléctrico, em silêncio e sem emissões. Em viagens mais prolongadas, o veículo funciona como um normal híbrido, combinando o motor eléctrico com o motor a gasolina de quatro cilindros 1.8 VVT-i, que alarga a autonomia até que o combustível se esgote.



FICHA

Híbrido eléctrico/gasolina Plug-in
Potência (modo eléctrico) 60 kW (80 Cv)
Potência combinada 100 Kw (136 Cv)
Binário 207 Nm
Velocidade máx. ( modo eléctrico) 100 km/h
Velocidade max. (total) 180 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h 11,4 seg
Autonomia em modo eléctrico 20 Km
Carregamento total (100%) 90 min.







Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio