Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Carrefour lucra 82 milhões de euros e falha estimativas

No primeiro semestre de 2009 a retalhista tinha registado prejuízos e, apesar de ter conseguido sair do terreno negativo, as vendas mais fracas na Europa e os custos com os fechos de lojas na Bélgica não permitiram maiores ganhos.

31 de Agosto de 2010 às 09:01
  • ...
A Carrefour reportou um resultado líquido de 82 milhões de euros entre Janeiro e Junho de 2010, recuperando das perdas de 58 milhões que se tinham verificado no primeiro semestre do ano anterior.

No entanto, a evolução não foi tão pronunciada quanto se esperava, já que os analistas consultados pela Bloomberg apontavam para um lucro de 292 milhões de euros.

De acordo com a Bloomberg, a justificar o comportamento estão os custos de fechos de “outlets” na Bélgica e despesas relacionadas com o inventário no Brasil, já que acabaram por contribuir para um custo de 384 milhões de euros.

As vendas menos positivas nas grandes superfícies também foram apontadas como uma razão. No mesmo período, as receitas subiram 6% para os 43,7 mil milhões de euros. Já em relação aos lucros por região, as medidas de austeridade estão a afectar o negócio da empresa no sul da Europa.

Enquanto na França se marcou um aumento de 16% dos ganhos, no resto da Europa o lucro desceu 5,3%, devido à diminuição das vendas e à baixa de preços em Espanha.

Futuro passa por tentar liderar na China e no Brasil

Apesar de os lucros terem ficado abaixo daquilo que era previsto pelos economistas, o CEO da Carrefour, Lars Olofsson, afirmou que o objectivo para 2010 se mantém, já que está “confiante” no seu alcance.

Para ganhar clientes às concorrentes, a retalhista pretende cortar nos preços, oferecer mais dos produtos próprios e investir em descontos e publicidade.

Além disso, a empresa pretende alterar o seu foco internacional para os mercados em que pode ter uma posição de liderança, tal como a China e o Brasil, como adianta a Bloomberg.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio