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Carrefour já tem interessados nas suas unidades do Sudeste asiático

A Carrefour vai vender as suas unidades na Malásia, Singapura e Tailândia e já foram avançados alguns potenciais interessados.

06 de Julho de 2010 às 12:31
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A cadeia retalhista francesa tem estado a desinvestir nos negócios onde não lidera o mercado e a venda das unidades destes três países poderá render-lhe em torno de mil milhões de dólares, avança a imprensa internacional.

Fontes conhecedoras do processo afirmaram ao “The Wall Street Journal” que a tailandesa Big C Supercenter e a britânica Tesco estão interessadas nos activos tailandeses da Carrefour, ao passo que a Dairy Farm International Holdings (Hong Kong) e supermercados japoneses visam os estabelecimentos na Malásia. A Tesco estará também interessada em Singapura, revela o jornal.

À Bloomberg, duas outras fontes disseram que a Carrefour poderá começar a pedir propostas em inícios de Setembro. A retalhista poderá ponder vender estas unidades separadamente se os potenciais compradores não estiverem interessados em licitar as três juntas.

Segundo as informações recolhidas pela Bloomberg, poderão constar da lista de interessadas nestes activos a Tesco, a cadeia de supermercados japonesa Aegon, a Dairy Farm International Holdings e a Big C Supercenter.

A Ásia foi o mercado mais pequeno da Carrefour, em termos de vendas, no ano passado – representando cerca de 7,5% do volume de negócios total da retalhista. A França, por seu lado, foi o maior mercado, seguida do resto da Europa.

A empresa planeia manter as unidades da China e Indonésia, acrescentou a Bloomberg. Com efeito, a Carrefour pretende abrir 22 hipermercados e 140 lojas de desconto na China este ano, anunciou em Maio o CEO da retalhista, Lars Olofsson. Nessa mesma altura, Olofsson disse que a empresa estava aberta a propostas de compra das suas operações em mercados onde não estivesse nos dois primeiros lugares.

A retalhista quer também abrir 13 novos estabelecimentos na Indonésia, onde vendeu recentemente uma posição de 40% à Trans Corp (unidade do Para Group), formando assim uma parceria estratégica no país.

A Carrefour, ainda segundo informações da Bloomberg, poderá optar por um modelo de franchising na Índia.

A cadeia francesa está a trabalhar com os bancos Goldman Sachs e UBS neste negócio da venda das unidades da Malásia, Singapura e Tailândia, o que poderá gerar interesse por parte de outras empresas mas também de empresas de capital de risco, refere a Reuters.

No final do ano passado, a Carrefour contava com dois hipermercados em Singapura, 19 na Malásia e 39 na Tailândia. Neste último país tinha também uma loja de conveniência, salienta a “Today Online”.

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