Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Carlos Tavares diz que empresas portuguesas perderam quota no mercado interno

Carlos Tavares, presidente da CMVM, defendeu hoje que as empresas portuguesas têm perdido quota no mercado interno.

24 de Fevereiro de 2011 às 19:36
  • 3
  • ...
"Mais do que pôr a tónica nas exportações temos que ser fortes no mercado interno. Se não conseguirmos competir aqui dificilmente vamos competir noutros mercados", afirmou Carlos Tavares.

"As empresas portuguesas têm perdido quota no seu próprio mercado. Sem resolver esses problemas, dificilmente podem ter sucesso nos mercados externos", acrescentou o presidente da CMVM.

Para Carlos Tavares, as "empresas portuguesas não têm tempo para crescer passo a passo. Precisam de crescer rapidamente".

No entanto, o presidente da CMVM teme que os empresários nacionais não se tenham preparado a tempo para esta realidade. "As empresas financiavam-se na banca mas fazem-no em troco de dívida", disse.

Carlos Tavares criticou o facto das empresas não terem apostado no mercado de capitais para assim adquirirem capitais próprios. "As empresas portuguesas precisam de investir para serem competitivas mas podem não ter recursos para isso", defendeu.

O economista disse ainda que no mercado aberto em que concorrem grandes empresas, ser pequeno não é positivo: "neste caso 'small' não é 'beautiful'".

Carlos Tavares apontou ainda que uma das principais lacunas da economia portuguesa foi a falta de concorrência. "As grandes empresas nacionais são do sector não transacionável, ou seja o sector onde não existe concorrência".
Ver comentários
Saber mais Carlos Tavares CMVM quota mercado interno
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio