Notícia
BPP investe até 300 milhões em Espanha e Brasil
O Banco Privado Português (BPP) pretende gastar até 300 milhões de euros (60 milhões de contos) em aquisições em Espanha e no Brasil ao longo dos próximos anos, revelou João Rendeiro, presidente da instituição, em entrevista ao «Diário Económico».
O BPP pretende efectuar aquisições para apostar na sua internacionalização, estando a analisar a compra de quatro instituições em Espanha e cinco no Brasil, antes da sua dispersão em Bolsa, que deverá ocorrer no início de 2003.
«Dentro das nossas áreas de intervenção, tendo em conta os níveis de capitais que vamos ter no nosso próximo aumento de capital, estamos perfeitamente preparados (…) para intervir em qualquer processo de racionalização», afirmou João Rendeiro.
O banco vai efectuar um aumento de capital no corrente ano, para os 124,7 milhões de euros (25 milhões de contos), estando prevista nessa altura a entrada no capital de um parceiro estratégico, cuja participação poderá chegar até aos 5%, com o qual estão a decorrer negociações.
O responsável da instituição revelou ainda que o BPP encaixou uma mais-valia de 39,9 milhões de euros (8 milhões de contos), com a alienação da sua participação de 10% no capital da Cofina, uma operação realizada no último ano.
O BPP pretende atingir os mil milhões de euros (200,4 milhões de contos) em activos sob gestão até final de 2002 e vai propor aos seus accionistas o pagamento de 1,49 milhões de euros (300 mil contos em dividendos), relativos ao exercício de 2000, de acordo com a mesma fonte