Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Blaupunkt produz recorde de cinco milhões de auto-rádios em Portugal

A Blaupunkt, marca do Grupo Bosch, atingiu, em Portugal, o valor recorde de cinco milhões em termos de produção de auto-rádios em 2005, encerrando o ano na segunda posição com uma quota de mercado de 23% a seguir à Sony, revelou hoje o responsável da Blau

04 de Abril de 2006 às 13:57
  • ...

A Blaupunkt, marca do Grupo Bosch, atingiu, em Portugal, o valor recorde de cinco milhões em termos de produção de auto-rádios em 2005, encerrando o ano na segunda posição com uma quota de mercado de 23% a seguir à Sony, revelou hoje o responsável da Blaupunkt Ibéria, Paulo Duarte, sublinhando que o objectivo para este ano é «assaltar» o primeiro lugar.

Segundo o mesmo responsável, a marca responsável pelo desenvolvimento de sistemas integrados para veículos, desde modernos e complexos painéis de instrumentos para o «cockpit» combinando rádio, navegação, vídeo e áudio até ao navegador portátil Plug&Play, terminou 2005 com uma quota de mercado nos sistemas de navegação de 28%, «alcançando a liderança absoluta neste segmento de mercado».

No que diz respeito a rádios, a empresa posiciona-se na segunda posição com uma quota de mercado de 23% em 2005, ano em que produziu o valor recorde de cinco milhões de unidades contra 3,7 milhões em 2004.

Paulo Duarte sublinhou que a unidade industrial, Blaupunkt – Auto-Rádio Portugal, sedeada em Braga, terminou o ano passado com indicadores «extremamente favoráveis» da sua actividade no que respeita à produção, índices de qualidade , qualificação profissional, ambiente e vendas. As vendas totais da Blaupunkt Portugal (unidades de Braga e Vila Real) atingiram 456 milhões de euros o que se traduziu num aumento de cerca de 21% em termos homólogos.

Fábrica de Braga da Blaupunkt é o segundo maior empregador da região

A fábrica de Braga «foi e é vital para o desenvolvimento e crescimento da Blaupunkt», explicou o responsável. Nos últimos cinco anos já produziu mais de 18 milhões de auto-rádios, sendo já o segundo maior empregador de Braga, tem mais empregados do que a casa-mãe, com cerca de 2.500 colaboradores «altamente qualificados e empenhados em acções de formação contínua» em 2005 contra 2.251 em 2004.

O mesmo responsável salientou que em 2004 foi desenvolvido o primeiro modelo com concepção 100% nacional, data em que a Blaupunkt Portugal passou a ser o centro de assistência técnica para a Península Ibérica.

Esta unidade centra-se no desenvolvimento e produção de auto-rádios e sistema multimédia para automóveis, sendo ainda o centro de competências na produção de auto-rádios para o mercado europeu. Fornece clientes como a General Motors, Fiat, Alfa Romeo, BMW, Seat, Volkswagen, Renault.

Para melhor produzir, a fábrica registou em 2005 perto de 60 mil horas em formação que, em conjunto com investimentos em equipamento na ordem dos 13 milhões de euros, «resultou em melhorias importantes nos índices de qualidade».

Blaupunkt estima produção acima dos cinco milhões de auto-rádios em 2006

Paulo Duarte revelou que nos próximos anos não deverá haver aumentos de colaboradores na mesma proporção que se verificou entre 2004 e 2005 mas que também não se prevêem despedimentos.

No entanto, para o corrente ano, a Blaupunkt, que também detém uma fábrica em Vila Real onde produz antenas e que é o maior empregador da região, pretende «assaltar» o primeiro lugar em termos de quota de mercado no sistema de auto-rádios em Portugal e estima um crescimento da produção anual acima das cinco milhões de unidades.

Em relação ao mercado de navegação, onde são líderes com 28% de quota de mercado, Paulo Duarte explicou que «é um mercado que está em franca expansão e que, por isso, a Blaupunkt apresenta-se em boas condições para manter a sua quota de mercado», nomeadamente através das novidades que têm para 2006.

A principal é o Memphis MP66 que se destaca pela «versatilidade» da leitura (CD, MP3 e WMA), pela sua conectividade (uBS, iPod, Bluetooth,etc) e pela possibilidade de «upload» de imagens.

Combinando o auto-rádio com a navegação, o «trade-marketing» da Blaupunkt, Pedro Pinto, sublinhou o TravelPilot ROME e dentro da navegação destacou os navegadores portáteis TravelPilot LUCCA que se trata de um sistema de navegação portátil, que permite navegar em toda a Europa, com uma «ampla» cartografia da Península Ibérica e com mais de 200 mil pontos de interesse (ex aeroportos, hotéis, restaurantes, etc).

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio