Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BES perde corrida na aquisição do espanhol Safei

O Banco Espírito Santo perdeu a corrida à aquisição da gestora de activos Safei, para o Inversis, um banco espanhol que é controlado pelo El Corte Inglés, pela Terra Networks e por várias instituições financeiras espanholas.

22 de Fevereiro de 2005 às 11:54
  • ...

O Banco Espírito Santo perdeu a corrida à aquisição da gestora de activos Safei, para o Inversis, um banco espanhol que é controlado pelo El Corte Inglés, pela Terra Networks e por várias instituições financeiras espanholas.

Segundo disse fonte da Inversis à Bloomberg, o acordo foi assinado esta manhã. O valor do negócio não foi divulgado, mas o jornal espanhol «Expansión» diz que a aquisição do Safei terá sido por 108 milhões de euros.

O Banco Espírito Santo justificou o interesse no grupo Safei com o facto do banco [besnn] não ter possibilidade de crescer organicamente em Espanha, pelo que o quer fazer através de aquisições.

Contudo, não será através desta operação que o banco liderado por Ricardo Salgado poderá crescer no mercado bancário do país vizinho. Foram já várias as tentativas de instituições financeiras portuguesas de comprar congéneres em Espanha, mas poucas resultaram. A Caixa Geral de Depósitos perdeu a aquisição do Banco Atlántico para os também espanhóis do Sabadell.

O Inversis é um banco com apenas quatro anos, que actua sobretudo através da Internet. Entre os seus principais accionistas encontram-se o El Corte Inglés, a Terra Networks e a Indra. A Caja Madrid detém 34% do capital da «holding» que controla o Inversis.

O Safei, que era controlado pelos italianos do Capitalia, tinha vindo a registar uma quebra na sua actividade, com os activos sob gestão a descerem 1,3% o ano passado, para 614 milhões de euros, contrariando a tendência de subida do mercado.

O Safei foi fundado em 1963 e foi um dos pioneiros no lançamento de fundos de investimento no mercado espanhol.

As acções do BES seguiam a valorizar 0,22% para os 13,43 euros.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio