Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Berardo aposta no turismo mas mantém outros investimentos em «stand by»

Joe Berardo suspende novos investimentos, em Portugal, até conhecer desenvolvimentos na economia portuguesa. Todavia, o turismo é um dos sectores em que vai apostar em 2003, avançou ao Negocios.pt o empresário madeirense.

29 de Abril de 2003 às 12:07
  • ...
Joe Berardo suspende novos investimentos, em Portugal, até conhecer desenvolvimentos na economia portuguesa. Todavia, o turismo é um dos sectores em que vai apostar em 2003, avançou ao Negocios.pt o empresário madeirense.

O empresário Joe Berardo está cauteloso em realizar novos investimentos em Portugal. A actual conjuntura económica economia nacional não os aconselha. «Os investimentos estão em stand by para ver qual a próxima ideia do Governo», justificou Joe Berardo.

Todavia, admite que o turismo é um sector em que pode apostar em 2003. Mas, queixa-se da demora na aprovação de novos projectos nesta área. «Um dos negócios que Portugal tem de bom é o do turismo», reforçou o mesmo responsável, acrescentando que «no entanto, tem que haver uma maneira mais rápida de desenvolver essa área».

No sector do turismo, o dono do Hotel Savoy na Ilha da Madeira, realizou, recentemente uma ampliação deste hotel no qual «gastámos 50 milhões de euros», declarou ao Negocios.pt a mesma fonte.

Berardo é também um dos candidatos à privatização da Enatur, detentora das Pousadas de Portugal. Para este concurso está a firmar um consórcio, mas não quis adiantar mais pormenores.

O Governo acolhe, até ao final de Maio, propostas para a compra de 37,6 % do capital da Enatur que explora 44 pousadas, 16 das quais classificadas de interesse histórico. Está previsto o encerramento ou alienação de unidades consideradas inviáveis.

O grupo Espírito Santo (GES), a Logoplaste, o grupo Pestana, a Semapa e a Cofina, encontram-se entre os potenciais interessados nesta privatização.

Empresas portuguesas devem centrar esforços na Península Ibérica

Entretanto, Berardo, conhecido pelos seus investimentos financeiros na Bolsa nacional, deixa um conselho às empresas portuguesas. «É uma boa ideia consolidarmos na Península Ibérica. É a nossa melhor alternativa: se não conseguimos vencê-los, juntemo-nos a eles», destacou o empresário português.

Em 2001, este empresário admitiu lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a espanhola Bodegas y Bebidas, que juntaria ao «portfolio» de vinhos que detém em Portugal. Este empresário controla a JP Vinhos.

Berardo quer medidas do Governo para inverter conjuntura

Berardo aguarda novos desenvolvimentos na economia portuguesa. Quer medidas governamentais para inverter a actual situação da nossa economia. Só depois, promete investir nas empresas nacionais.

«Estou muito desiludido com a situação da economia portuguesa», frisou ao Negocios.pt Joe Berardo.

O empresário com interesses nos sectores de turismo, tabaco e viticultura, espera «os nossos políticos tomem acções» para encaminhar a economia nacional no sentido ascendente.

«Agora não sei qual é que vai ser o próximo passo económico para Portugal. Acho que a economia está muito mal. E vejo com dificuldade o nosso desenvolvimento», destacou ao Negocios.pt a mesma fonte.

Este responsável tinha admitido ter interesse em comprar o Pavilhão de Portugal e 15% do capital da SIC, estação televisiva da Impresa [IPR] aos brasileiros da Globo.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio