Notícia
Barreto quer revisão de sistemas de segurança de refinarias da Galp
O Governo, através do Ministro de Estado, das Actividades Económicas e do Trabalho, Álvaro Barreto, quer esclarecimentos e explicações da Galp Energia relativos às deficiências e falhas nos sistemas de segurança e de emergência detectadas no relatório ao
O Governo, através do Ministro de Estado, das Actividades Económicas e do Trabalho, Álvaro Barreto, quer esclarecimentos e explicações da Galp Energia relativos às deficiências e falhas nos sistemas de segurança e de emergência detectadas no relatório ao acidente ocorrido a 31 de Julho no terminal ligado à refinaria de Matosinhos.
Na sequência da reunião realizada ontem entre Álvaro Barreto e o presidente da Galp, Ferreira do Amaral, foi ainda solicitada à administração da empresa a adopção de medidas apropriadas para suprir as deficiências apontadas e a elaboração de um plano de revisão de todos os esquemas de segurança em vigor nas refinarias da Galp de Matosinhos e de Sines, de forma a prevenir a repetição de acidentes similares.
Segundo um comunicado do Ministério das Actividades Económicas e do Trabalho emitido hoje, a apresentação pela administração da Galp deste conjunto de medidas e do plano de revisão deverá ocorrer numa segunda reunião a realizar na próxima semana, na qual o Governo estará representado pelo Ministro de Estado, das Actividades Económicas e do Trabalho e pelo Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território.
Nobre Guedes volta assim ao dossier depois de ter anunciado na semana passada as conclusões do relatório do Governo ao incêndio de 31 de Julho que responsabilizavam a Galp Energia. O ministro do Ambiente anunciou também na altura uma inspecção às duas refinarias da Galp e a outras instalações de armazenagem de combustíveis.
O protagonismo do titular do Ambiente neste dossier terá gerado algum mal-estar dentro do Governo, tendo já esta semana o ministro Álvaro Barreto admitido alguma falta de coordenação nesta matéria.