Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bancos ingleses Standard Chartered e HSBC regressam ao Iraque

O Standard Chartered, o HSBC e o National Bank of Kuwait vão ser os primeiros bancos estrangeiros a receber licenças para operar no Iraque, revelou hoje um oficial norte-americano. As duas instituições bancárias inglesas regressam assim ao país depois de

02 de Março de 2004 às 13:13
  • ...

O Standard Chartered, o HSBC e o National Bank of Kuwait vão ser os primeiros bancos estrangeiros a receber licenças para operar no Iraque, revelou hoje um oficial norte-americano. As duas instituições bancárias inglesas regressam assim ao país depois de terem sido expulsas há 40 anos.

Os ingleses Standard Chartered e HSBC e o National Bank of Kuwait foram os três bancos escolhidos pelo Banco Central do Iraque, de entre as 15 instituições bancárias que pediram licenças para operar no território.

«Já está tudo praticamente acertado, agora só estamos a tratar da burocracia», disse Kevin Woelflein, conselheiro bancário das forças da coligação liderada pelos Estados Unidos, entrevistado pela Bloomberg.

O Standard Chartered e o HSBC começarão por abrir uma agência cada, até ao final do ano. Já o National Bank of Kuwait irá comprar 85% do Credit Bank of Iraq, tendo autorização para aumentar o número de agências do banco iraquiano de 12 para 55. Segundo Woelflein, o National Bank of Kuwait deverá investir 100 milhões de dólares nas suas operações no Iraque.

O Banco Central do Iraque está também a analisar propostas de bancos iraquianos que querem retomar a actividade. De momento há 17 bancos iraquianos privados a trabalhar no país.

O HSBC controlava o British Bank of the Middle East e o Standard Chartered operava o Eastern Bank no Iraque em 1964, altura em que foram expulsos do país.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio