Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Autarca de Vila do Conde pediu reunião urgente com ministério da Economia

O presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde solicitou hoje uma reunião com carácter de "urgência" ao ministério da Economia, na sequência do pedido de insolvência por parte da Qimonda Solar.

07 de Setembro de 2009 às 13:05
  • ...
O pedido foi feito depois de Mário Almeida ter sabido através da imprensa que a Itarion Solar também já se tinha apresentado à insolvência, disse o autarca à agência Lusa.

A notícia foi avançada hoje pelo jornal Público que refere ainda que o pedido de insolvência da Itarion Solar aconteceu "pouco depois de o Governo ter anunciado a salvação do projecto, através da constituição de um consórcio liderado pela EDP, e que incluía capitais de risco públicos e ainda um número alargado de empresas e instituições financeiras".

Esse projecto, que visava a produção de células fotovoltáicas, iria criar cerca de 400 postos.

Mário Almeida, disse hoje à agência Lusa, que - e mesmo perante "as actuais notícias, que não são as desejadas" - quer ainda "acreditar na salvação da unidade" e "no envolvimento e interesse dos vários grupos empresariais, como sejam a DST, Visabeira, Inovcapital, BPA, BES, BCP, REN e Cabelte".

O autarca sublinhou também que quer "acreditar que a AICEP continua a ter um papel determinante neste processo e que o Governo fará o possível e o impossível, para salvar uma empresa que em 2007 foi a maior exportadora nacional".

A Itarion Solar é detida pela Qimonda AG e Centrosolar. O projecto, que estava a ser construído em Vila do Conde, envolveria um investimento de 150 milhões de euros.

Entretanto, Mário Almeida também anunciou que tem uma reunião marcada para quarta-feira, ao início da tarde, com a comissão de trabalhadores da unidade.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio