Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abu Dhabi processa Goldman Sachs devido a escândalo com fundo soberano da Malásia

Depois das autoridades norte-americanas, também o fundo soberano de Abu Dhabi quer levar o Goldman à justiça. Em causa está o alegado envolvimento num esquema de lavagem de dinheiro e corrupção na Malásia.

Bloomberg
22 de Novembro de 2018 às 08:30
  • ...

O fundo soberano de Abu Dhabi processou o banco Goldman Sachs, acusando-o no processo de subornar oficiais durante uma "conspiração massiva global", associada ao escândalo com o fundo malaico 1MDB, avançou o Financial Times.

A Empresa de Investimento Internacional de Petróleo (IPIC na sigla em inglês), que era parceira do fundo 1MDB, lançou o processo esta quarta-feira em Nova Iorque, pedindo punições para o Goldman e para alguns dos funcionários cujo envolvimento já é conhecido. A instituição é acusada de ter subornado o antigo director da IPIC, Khadem al-Qubaisi, e o CEO da subsidiária Aabar. 

O papel do gigante da banca norte-americana está sobre escrutínio desde que as autoridades dos Estados Unidos acusaram dois antigos directores – Leissner e Roger Ng – por alegado envolvimento no esquema, sendo que Leissner já se declarou culpado. Foi ainda avançado que um funcionário actual do banco, com o cargo de partner, também participou da conspiração.

O 1MBD está nesta altura no centro de um escândalo na Malásia, já que o fundo soberano está a ser investigado por alegados movimentos de lavagem de dinheiro, irregularidades financeiras e corrupção.

O conselho consultivo do 1MBD é liderado pelo primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, sendo que a investigação está a apurar se foi desviado dinheiro do fundo soberano para a conta do governante, antes das eleições legislativas de 2013. As notícias dão conta que terão sido desviados 700 milhões de dólares, sendo que as autoridades da Malásia alegam que o dinheiro terá sido doado por um anónimo do Médio Oriente.

Ver comentários
Saber mais Abu Dhabi Goldman Sachs Malásia Goldman 1MDB Leissner Estados Unidos Empresa de Investimento Internacional de Petróleo Nova Iorque IPIC Roger Ng 1MBD primeiro-ministro da Malásia Najib Razak Médio Oriente economia negócios e finanças crime lei e justiça
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio