Notícia
EUA investigam negócios do Deutsche Bank com fundo malaio 1MDB
O departamento norte-americano da Justiça quer saber se o banco alemão violou a legislação dos EUA sobre corrupção por empresas estrangeiras ou as leis de combate à lavagem de dinheiro.
O escândalo que envolveu o fundo 1Malaysia Development Berhad (1MDB), e que derrubou um primeiro-ministro e se estendeu de Hollywood a Wall Street, está a ameaçar implicar mais uma enorme instituição financeira global, o Deutsche Bank AG, avançou o The Wall Street Journal.
Segundo o jornal, o departamento norte-americano da Justiça quer saber se o banco alemão violou a legislação dos EUA sobre corrupção por empresas estrangeiras ou as leis de combate à lavagem de dinheiro aquando da sua colaboração com o 1MDB – e que incluiu ajudar o fundo a angariar 1,2 mil milhões de dólares em 2014.
O malaio 1MDB, recorde-se, é um fundo de investimento estatal envolvido num caso de branqueamento de capitais.
O fundo soberano tem estado a ser investigado pela Justiça na Malásia, por alegados movimentos de lavagem de dinheiro, irregularidades financeiras e corrupção. O departamento de Justiça dos Estados Unidos afirma que 4,5 mil milhões de dólares terão desaparecido do fundo e sido utilizados para a compra de artigos de luxo e para subornar governantes no país.