Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco suíço BSI resgatado na sequência de escândalo financeiro

O banco suíço envolvido no escândalo financeiro no fundo soberano da Malásia foi resgatado e as suas operações encerradas em Singapura.

Reuters
24 de Maio de 2016 às 11:31
  • ...

Os reguladores financeiros suíços anunciaram esta terça-feira, 24 de Maio, que concordam com o resgate do Banco BSI, que está ligado a um caso de corrupção que envolve o chefe do Governo da Malásia. O resgate acontece na mesma altura em que Singapura ordenou o encerramento da instituição no país.

O supervisor (FINMA) acusou formalmente a instituição financeira suíça BSI de ter cometido "falhas graves", nomeadamente relacionadas com lavagem de dinheiro nas transacções do fundo soberano da Malásia, um escândalo que envolve o primeiro-ministro Najib Razak. Pouco antes do anúncio da decisão, o diretor-geral do BSI, Stefano Coduri, tornava pública a demissão do cargo. Entretanto, a Procuradoria-Geral da Suíça, em comunicado, refere que "suspeita de falhas internas no banco BSI", prevendo-se uma investigação judicial.

Paralelamente, o Banco Central de Singapura anunciou que vai proceder ao encerramento da sucursal do banco suíço na cidade-Estado, acrescentando que vai formalizar um pedido sobre um inquérito judicial aos seis altos cargos do BSI, entre os quais o diretor-geral, que se demitiu hoje de manhã.

O banco suíços está implicado no caso que envolve o fundo soberano da Malásia 1Malaysia Development Berhad (1MDB), no qual está implicado ainda o primeiro-ministro da Malásia. O fundo estratégico da Malásia 1MDB está no centro de uma investigação que está a ser conduzida pelas autoridades da Malásia, Suíça e EUA.

Ver comentários
Saber mais BSI Malásia Singapura 1MDB Najib Razak fundo de investimento branqueamento fraude
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio