Notícia
Ex-primeiro-ministro da Malásia detido por suspeitas de corrupção
Najib Razak foi detido esta terça-feira, 3 de Julho, por suspeitas de corrupção.
Najib Razak (na foto), ex-primeiro-ministro da Malásia, foi detido esta terça-feira na sua residência, em Kuala Lumpur e deverá ser acusado quarta-feira, 4 de Julho, revela o Financial Times.
Em causa está uma investigação sobre o fundo 1MDB e o desaparecimento de dinheiro.
As autoridades revelaram também que as contas congeladas são de pessoas e empresas suspeitas de terem recebido fundos do 1MDB. "Acredita-se que as contas estão relacionadas com a apropriação indevida e má utilização de fundos do 1MDB", afirmam os responsáveis da investigação, citados pela Reuters.
Uma das suspeitas das autoridades estava precisamente relacionada com o ex-primeiro-ministro. Uma das contas congelada pertence ao partido liderado por Najib Razak, derrotado nas últimas eleições por Mahathir Mohamad.
O fundo 1MDB foi fundado por Najib Razak em 2009 e está a ser alvo de investigações em, pelo menos, seis países por suspeitas de lavagem de dinheiro e corrupção. Só nos EUA, está a decorrer um processo civil, interposto pelo Departamento de Justiça, que acusa o fundo de apropriação indevida de 4,5 mil milhões de dólares.