Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Última jornada da liga de futebol sem público nas bancadas

Ao contrário do que tinha sido anunciado, a derradeira jornada da Liga Nos não vai contar com espectadores. A Liga invoca problemas logísticos, de segurança e de equidade.

Fernando Medina recebe equipa de futebol do Sporting, no dia 20, na Câmara Municipal mas sem adeptos.
Luís Manuel Neves
17 de Maio de 2021 às 11:47
  • ...

A direção da Liga Portugal considera "não estarem reunidas as condições de segurança, de equidade e logísticas" para a realização de testes-piloto com público na última jornada da Liga Nos, que será disputada a 18 e 19 de maio.

 

A decisão foi tomada numa reunião extraordinária, por videoconferência, realizada esta segunda-feira, 17 de maio, em que estiveram presentes o presidente da Liga, o vice-presidente da FPF e representantes do Sporting, Porto, Rio Ave, Farense, Boavista, Casa Pia, Oliveirense e Vilafranquense.

 

Numa nota assinada pelo líder da Liga de clubes, Pedro Proença, a entidade que organiza a prova refere que "na incerteza que permanece sobre as condições que as autoridades de saúde poderão vir a fixar, seria impossível preparar um plano de implementação a um dia da realização dos jogos".

 

Permitir que apenas uma parte das equipas pudessem ter o seu público presente nesta jornada decisiva, constituiria uma grave entorse à verdade desportiva e à equidade entre os competidores. Pedro Proença, presidente da Liga Portugal



"Acresce a circunstância de (…) a penúltima jornada não ter tido público nos estádios. Ora, com diversos objetivos desportivos ainda em aberto, permitir que apenas uma parte das equipas pudessem ter o seu público presente nesta jornada decisiva, constituiria uma grave entorse à verdade desportiva e à equidade entre os competidores", acrescenta.

 

Os cinco primeiros classificados do principal campeonato de futebol em Portugal já estão definidos – Sporting, Porto, Benfica, Braga e Paços de Ferreira –, mas ainda falta decidir a última vaga que dá acesso às competições europeias e os dois clubes que podem acompanhar o Nacional na descida de divisão.

Visando já a próxima temporada desportiva, a direção da Liga refere ainda que vai "encetar, desde já, todos os necessários contactos com a tutela e com as autoridades de saúde para que, logo desde o início da época 2021-22 possa retomar-se progressivamente a normalidade das assistências de público nos estádios das competições profissionais de futebol".

O regresso dos adeptos aos estádios, com um máximo correspondente a 10% da lotação, tinha sido anunciado na semana passada, um dia após o Sporting ter garantido a conquista do campeonato. Porém, o acesso seria garantido "exclusivamente" aos fãs dos clubes visitados, que à entrada do recinto deveriam apresentar o resultado negativo de um teste rápido para a covid-19.

No entanto, a época desportiva não vai terminar sem que, pelo menos, um estádio em Portugal abra as portas para receber um jogo de futebol com público a assistir. É que a final da Liga dos Campeões entre o Chelsea e o Manchester City, agendada para 29 de maio, vai ser disputada no estádio do Dragão, no Porto, com 12 mil pessoas nas bancadas.

Ver comentários
Saber mais desporto futebol Liga NOS Pedro Proença Sporting Porto Benfica pandemia covid-19
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio