Notícia
Sporting conquista 19.º título de campeão após vencer Boavista
A vitória frente ao Boavista selou o primeiro título do Sporting em 19 anos.
O Sporting não desperdiçou a primeira oportunidade à disposição para conquistar o título de campeão nacional, o 19.º da sua história e que escapava ao clube de Alvalade há 19 anos. Conseguiu-o hoje, ao vencer em casa o Boavista, por 1-0.
Paulinho, aos 36 minutos, marcou o único golo do encontro, permitindo ao Sporting festejar o título.
O Sporting venceu o Boavista, chegando aos 82 pontos na 32.ª jornada da I Liga, numa altura em que faltam disputar apenas duas jornadas. Estão agora em disputa apenas seis pontos, menos do que os oito que separam o Sporting do segundo classificado (FC Porto).
Desde 2001/02, então sob o comando do romeno Lazlo Boloni e com Mário Jardel em grande, com 42 golos, que o Sporting não festejava um título de campeão nacional, naquela que é já a maior 'seca' de títulos dos 'leões', depois dos 18 anos entre 1981/82 e 1999/2000.
O Boavista continua em posição de 'play-otf', no 16.º lugar, com 30 pontos, dois acima do primeiro lugar de despromoção, ocupado pelo Farense.
O treinador do Sporting, Ruben Amorim, atribui total mérito aos jogadores na conquista do campeonato português de futebol pelos 'leões', uma conquista que põe fim a 19 anos de jejum.
"Este campeonato é mérito de toda a gente, mas principalmente dos jogadores, que são os principais obreiros desta conquista. Estou orgulhoso dos jogadores e obrigado a todos eles", disse o treinador leonino em declarações após a vitória por 1-0 frente ao Boavista.
O treinador, que chegou a Alvalade na última época, recordou as críticas de que a equipa foi alvo quando foi eliminada da Liga Europa, logo no início da época, e elogiou o caráter dos jogadores para ultrapassar os momentos mais difíceis.
"Tudo o que disseram dos jogadores foi a nossa força. Fomos muito criticados, mas aproveitamos isso para trabalhar. Somos uma grande família e acho que este campeonato foi feito à medida deste grupo. Encaixamos as críticas, não nos escondemos e por isso tenho um orgulho imenso no caráter desta equipa", confessou Rúben Amorim.
Sobre os sentimentos no dia de hoje, o técnico admitiu que sentiu a pressão, mas que agora é tempo de festejar e preparar os próximos jogos. "Hoje é o dia dos sportinguistas: usem, abusem e festejem. Hoje vou dormir bem, mais descansado, mas amanhã preparar já o jogo com o Benfica, porque queremos continuar a vencer", terminou o treinador.
* Com Lusa