Notícia
Steve Ballmer é oficialmente o novo dono dos LA Clippers
Em 1981, Donald Sterling comprou a equipa por 12,5 milhões de dólares. Agora, a venda ficou fechada por dois mil milhões de dólares, um valor que pulverizou o anterior máximo de 550 milhões pago por uma equipa.
A venda dos Los Angeles Clippers ficou finalmente fechada depois de um imbróglio judicial de quatro meses. A equipa de basquetebol da NBA vai ter agora um novo dono, 33 anos depois de Donald Sterling ter comprado o franchising.
O antigo presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer (na foto), é o senhor que se segue ao leme de uma das duas equipas de Los Angeles que jogam na NBA, sendo a outra os LA Lakers.
"Estou honrado por poder ser o novo dono dos Los Angeles Clippers", disse Steve Ballmer em comunicado citado pela cadeia desportiva ESPN.
Em 1981, Donald Sterling comprou a equipa por 12,5 milhões de dólares. Agora, a venda ficou fechada por dois mil milhões de dólares, um valor que pulverizou o anterior máximo: 550 milhões de dólares pagos este ano pelos Milwaukee Bucks.
Até ser aprovado por um tribunal, o processo esteve envolvido num imbróglio judicial, com o antigo dono da equipa a lutar nos tribunais para reter o seu controlo.
Donald Sterling foi banido da NBA e multado em 2,5 milhões de dólares em Abril, depois de ter vindo a público uma gravação onde surgia o empresário a fazer comentários racistas.
Após a sua expulsão da NBA, Donald Sterling processou a liga profissional de basquetebol, mas sem sucesso. A sua mulher, Shelly Sterling, removeu o seu marido do fundo que gere a família e procedeu à venda da equipa. Apesar de contestar esta decisão em tribunal, o juiz deu razão à mulher do empresário.
À NBA chegaram seis propostas para comprar a equipa, mas após entrevistar Steve Ballmer em meados de Junho, o conselho de governadores da liga profissional deu luz verde a Steve Ballmer para comprar a equipa.
"Eu tenho grandes sonhos para a equipa. Adorava ganhar um campeonato", confessou em Maio Steve Ballmer em entrevista ao Los Angeles Times.
A chegada de Ballmer ao Staples Center foi bem recebida pelo treinador dos Clippers. "Não poderia estar mais excitado por poder trabalhar com o Steve à medida que continuamos a construir uma organização de primeira classe", disse Doc Rivers em comunicado, citado pela ESPN.
O antigo CEO da Microsoft liderou a tecnológica durante 14 anos. Em Fevereiro deste ano deu lugar a Satya Nadella no cargo. Steve Ballmer é o 31º homem mais rico do mundo, segundo o ranking da Forbes, com uma fortuna avaliada em 21,4 mil milhões de dólares.